Notícias

Bioma Brasileiro: Cerrado

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, conhecido como a “savana mais rica do mundo” e a “caixa d’água do Brasil” por abrigar a nascente de importantes bacias hidrográficas. Ele se caracteriza por um clima tropical sazonal com inverno seco, vegetação de savana com árvores tortuosas e raízes profundas, e uma vasta biodiversidade. Apesar de sua riqueza natural, o bioma é um dos mais ameaçados do país devido ao desmatamento para a expansão agropecuária.
Características principais
Biodiversidade: É um dos biomas mais ricos do mundo, com cerca de 5% de todas as espécies do planeta e 30% das espécies brasileiras. Abriga uma grande variedade de fauna e flora, incluindo muitas espécies endêmicas.
Hidrografia: É chamado de “caixa d’água do Brasil” porque as nascentes de oito das doze bacias hidrográficas brasileiras se encontram no Cerrado, incluindo as do São Francisco, Tocantins e Paraná.
Vegetação: A vegetação é predominantemente de savana, com árvores de troncos e galhos tortuosos e raízes que podem chegar a 15 metros de profundidade para buscar água durante o período de seca.
Clima: Possui um clima tropical sazonal, com duas estações bem definidas: um verão chuvoso (outubro a abril) e um inverno seco (maio a setembro).
Solo: O solo é naturalmente arenoso, ácido e pobre em nutrientes, mas com o avanço da agricultura, tem sido tratado com fertilizantes e agrotóxicos.
Localização
O bioma se estende por grande parte do Brasil central, em estados como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Distrito Federal, além de ter porções na Bolívia e Paraguai.
Ameaças
O Cerrado é considerado um “hotspot de biodiversidade” devido à sua grande riqueza natural e ao alto nível de ameaça que sofre.
A expansão da agropecuária (principalmente para pastagens e soja) é a principal causa de desmatamento, o que leva à perda de habitat e à extinção de espécies.
O uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes, a poluição das águas e o aumento das queimadas também impactam negativamente o bioma.

Pesquisa :Google

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *