SEMPRE em movimento: Salvador,um novo ciclo, um novo patamar

Ao longo dos últimos anos, Salvador consolidou uma prática de planejamento estratégico que se tornou referência nacional. Essa Cultura, construída bom trabalho, responsabilidade e escuta ativa, permitiu a cidade sair do ciclo de estagnação para assumir um novo patamar de ambição e capacidade de entrega. O resgate da credibilidade fiscal-iniciado em 2013 e consolidado nos círculos seguintes-desenvolver uma Prefeitura a capacidade de fazer o básico com excelência e, simultaneamente, usar em projeto transformadores. E soube essa combinação de responsabilidade e ambição que se apresenta o plano estratégico 2025/2028. Por que planejar? Planejar é alinhar desejos, desafios e possibilidades. É escolher caminhos com base em diagnósticos, em metas realistas e em compromissos públicos. Em Salvador planejar também um ato de justiça social: garantir que os recursos, os projetos e as ações da Prefeitura estejam voltadas para quem mais precisa Mais do que um documento técnico, o plano estratégico é uma ferramenta política no melhor sentido do termo: permite que a cidade tome decisões mais consistentes, mais eficientes e mais justas.
SEMPRE em movimento

A iniciativa é promover acesso ao Esporte, a saúde e a prática de atividade física, com as ações como jogos escolares e centros de formação de iniciação esportiva com novos equipamentos, como a Arena multiuso e a arena de artes marciais. O projeto ainda inclui novas academias, e, lazer em espaços públicos e qualificação da gestão dos equipamentos, garantindo em ecossistema esportivo sustentável e inclusivo em Salvador.
Linha de ação
Expandir o número de academias populares em Salvador.
Implantar Arena multiuso Salvador
Realizar jogos escolares Salvador
Realizar a copa Salvador
Implantar o programa de formação de iniciação esportiva
Elaborar projeto e executar obras de construção da arena Municipal de artes marciais Salvador.
Meta estratégica
Elevar de 840,000 para 1.9000,000 o número de atendimentos nas academias populares e prática esportivas ofertadas e apoiadas pela prefeitura
Marcos de entrega
Julho de 2026 copa Salvador realizada
Setembro de 2026 piscina semi-olímpica mané Dendê entre
Dezembro de 2026 arena multiuso Salvador inaugurada
Janeiro de 2027 programa de formação de iniciação esportiva lançado
Setembro de 2027 Arena Municipal de artes marciais entregue
Setembro de 2028 16 novas academias populares implantadas
Orçamento
Fonte. Valor (em R$ milhões)
Próprio. 48,0
Outros. 4,5
Total. 52,5
Fonte: Plano Estratégico 2025/28


