EsporteNotícias

Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF, nomeia interventor e determina nova eleição

O desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), destituiu nesta quinta-feira (15) Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF.

Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da entidade, foi nomeado interventor e deve convocar novas eleições o quanto antes, segundo a decisão judicial.

A destituição foi motivada pela suspeita de falsificação de uma assinatura no acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que manteve Ednaldo no cargo, no começo do ano.

A assinatura contestada é de Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, ex-presidente interino da CBF. Uma perícia apontou indícios de fraude.

“Declaro nulo o acordo firmado entre as partes, homologado outrora pela corte superior, em razão da incapacidade mental e de possível falsificação da assinatura de um dos signatários, conhecido por Coronel Nunes”, escreveu o desembargador em sua decisão.

Assinatura sob suspeita e eleição contestada

O ministro Gilmar Mendes, do STF, encaminhou o caso à Justiça do RJ. Embora tenha negado pedidos para afastar Ednaldo, ele determinou a “apuração imediata e urgente dos fatos narrados nas petições”.

Os pedidos ao STF foram feitos pela deputada Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) e por Fernando Sarney, alegando falsificação de assinatura.

O acordo, firmado por cinco dirigentes no começo do ano, encerrou uma ação que contestava a eleição realizada em 2022, vencida por Ednaldo.

O mandato iria até 2026.

Na decisão desta quinta, o desembargador Zéfiro afirma que “a capacidade mental do Coronel está em dúvida desde 2018, quando foi diagnosticado como portador de câncer no cérebro”.

O desembargador pretendia ouvir o Coronel Nunes na segunda-feira (12), mas ele não compareceu por razões de saúde, segundo o advogado.

É a segunda vez que o TJ do RJ afasta. A primeira foi em dezembro de 2023, mas ele retornou um mês depois por decisão de Gilmar Mendes.

Ednaldo cai após anunciar contratação de Ancelotti

Nesta semana, Ednaldo anunciou a contratação o italiano Carlo Ancelotti como novo técnico da seleção brasileira.

Pressionado, o então presidente da CBF se antecipou ao Real Madrid, que ainda não oficializou a saída do técnico.

Numa tentativa de buscar apoio, Ednaldo se reuniu na terça-feira (13) com presidentes de federações estaduais na sede da CBF, no Rio.

O jurídico da entidade garantiu ter segurança de que Ednaldo não cairia. Mas avisaram que, em caso de decisão desfavorável no TJ, confiavam em uma reversão no STF.

(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *