Reunião discute normas de higiene e saúde para camarotes no Carnaval de Salvador 2025
A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou, nesta segunda-feira (10), uma reunião técnica voltada aos responsáveis pelos camarotes do Carnaval de Salvador 2025. O objetivo foi fornecer orientações detalhadas sobre as normas sanitárias, visando um evento seguro tanto para os foliões quanto para os trabalhadores do setor de alimentação e serviços.
O encontro discutiu com os representantes dos camarotes a importância do cumprimento das normas para serviços de alimentação, que incluem restaurantes, buffet, bares, food trucks e outros. A diretora da Divisão de Vigilância Sanitária (Dvis), Andréa Salvador, destacou a relevância do trabalho educativo realizado nos últimos anos para reduzir as ocorrências e a necessidade de ações coercitivas. “Nosso objetivo não é interditar, mas educar, mantendo o controle sanitário durante a festa”, afirmou.
Anderson Guerra, produtor geral do Camarote Brahma, foi um dos participantes da reunião e ressaltou a seriedade com que os camarotes estão tratando as normas sanitárias. “A gente tem que ter uma atenção redobrada. O trabalho que a Vigilância Sanitária faz é um trabalho muito importante, afinal a gente cuida da saúde das pessoas”, afirmou. Segundo ele, a estrutura do camarote já está 70% pronta, e a alimentação será levada com antecedência de dois dias para garantir qualidade e segurança.
Atuação – A Vigilância Sanitária estará presente durante o Carnaval nos três principais circuitos: Batatinha (Pelourinho), Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Centro). A subcoordenadora do setor de alimentos da Vigilância Sanitária, Gilmara Sodré, explicou que a atuação acontecerá em todos os camarotes dos circuitos, com fiscalização e orientação contínuas.
“Esses locais oferecem serviços de camarote. Caso haja algum problema, os representantes legais ou técnicos podem se dirigir às equipes de trabalho para esclarecimentos ou orientações”, explicou a gestora.
Nesta terça-feira (11), às 13h30, ocorrerá uma nova reunião, desta vez abordando questões relacionadas aos serviços de saúde e interesse à saúde, como salões de beleza, massoterapia e tatuagens.
Foto: Otávio Santos
Reportagem: Nilson Marinho e Lucas Vieira
SECOM