Notícias

Do tatame ao tabuleiro: Bolsa Atleta Salvador apoia atletas na conquista de medalhas

O programa Bolsa Atleta Salvador, desenvolvido pela Prefeitura através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), tem ajudado atletas da capital baiana a desenvolverem as suas habilidades e a participar de competições no Brasil e no exterior, revelando talentos e levando o nome da cidade mundo afora.

A enxadrista Cláudia Lima, de 49 anos, e o karateca Daniel Santos, de 14, são exemplos de como o programa proporciona o suporte financeiro necessário para que os atletas possam alcançar os lugares mais altos do pódio. Os dois fazem parte do grupo de 250 pessoas que ingressaram no Bolsa Atleta Salvador no ano passado.

Em 2025, o programa beneficiará 334 atletas, divididos em categorias como olímpicos, paralímpicos, surdolímpicos, atletas internacionais e nacionais, de base, estudantis e aqueles que fazem parte da subcategoria Atletas da Copa Salvador Interbairros Sub-15. As inscrições para acesso à bolsa, com valores que variam de R$300 a R$2 mil, dependendo da categoria, vão até a próxima sexta-feira (21).

Xadrez – Cláudia, que é uma pessoa com deficiência visual, teve o primeiro contato com o xadrez em 2005, por meio de um amigo que a apresentou à modalidade adaptada. “Fiquei interessada. Na época, eu tinha baixa visão e comecei jogando em um tabuleiro grande, de 40×40 cm, recomendado para pessoas com baixa visão. Aos poucos, fui me adaptando, aprendendo as posições das peças e compreendendo melhor o jogo”, conta.

A paratleta começou a participar de torneios no Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual, do qual fazia parte, até ser convidada a competir em outros torneios fora da cidade. No início, não havia nenhum tipo de apoio financeiro, e ela mesma arcava com os custos. “Pagava minhas passagens e inscrições. Às vezes, recebia ajuda de parentes para custear algumas despesas, mas nunca tive condições de viajar para competições fora do estado. Quando conseguia, era com muita dificuldade. Em 2015 e 2016, participei de torneios em Curitiba e Brasília, mas nunca pude disputar todas as quatro etapas do circuito nacional por limitações financeiras, conseguindo ir, no máximo, a uma delas”, recorda.

Cláudia entrou no programa da Prefeitura em 2023 e, desde então, participou de várias competições, conquistando medalhas em algumas delas, como nos campeonatos Baiano e do Nordeste, onde ficou com a medalha de prata. Além disso, recebeu o título de Candidata a Mestre de Xadrez, concedido pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) para jogadoras que demonstram um nível avançado no esporte. No Campeonato Brasileiro, participou de quatro etapas, realizadas em Brasília (DF), Mogi Guaçu (SP), Belém (PA) e Curitiba (PR), terminando em 4º lugar na categoria feminina de mulheres cegas e com baixa visão.

“Sou uma mulher com deficiência visual que enfrentou diversas dificuldades financeiras, mas jamais desistiu do xadrez. Carrego essa bandeira com orgulho, mostrando à sociedade que há grandes jogadores, com e sem deficiência, que se destacam no esporte. Sou grata por ter sido contemplada pelo Bolsa Atleta Salvador, um projeto que fortalece o esporte na Bahia. Quando chego aos torneios e digo que sou nordestina, baiana, atleta e mulher, levo comigo a bandeira do programa, vestindo minha camisa com orgulho e respeito. O xadrez e o esporte, de modo geral, são saúde e vida”, finaliza a campeã.

Entre os principais requisitos para concorrer ao Edital do Bolsa Atleta Salvador, estão a posse da Carteira Municipal do Atleta e o vínculo com federações registradas no Conselho Municipal de Esportes e Lazer (Comels). Além disso, neste ano, terão prioridade estudantes da rede pública, bolsistas de escolas particulares e atletas inscritos no Cadastro Único.

Karatê – Já Daniel começou a praticar karatê aos 4 anos. Desde então, tem se dedicado ao esporte e alcançado grandes conquistas, tornando-se um atleta de alto rendimento. Beneficiário do Bolsa Atleta desde o ano passado, ele já participou de mais de 20 competições, entre estaduais, nacionais e mundiais. Além disso, o adolescente conquistou o Campeonato Baiano cinco vezes, o Campeonato Brasileiro sete vezes, venceu uma Copa do Brasil e três Copas Banzai, além de ter se tornado vice-campeão mundial na Argentina. As passagens para a competição no país vizinho foram custeadas pelo programa.

“Meu grande sonho é me tornar campeão mundial e campeão pan-americano. Em 2022, tive a oportunidade de ir para a Itália disputar o Mundial, mas, por causa dos custos, não consegui viajar. No ano passado, em 2024, participei do meu primeiro campeonato mundial na Argentina, onde fui vice-campeão mundial em kata e terceiro lugar em kumite”, lembra.

O pai do adolescente, o rodoviário Uelder Nascimento Araújo, lembra que, nos campeonatos realizados fora de Salvador no ano passado, Daniel praticamente medalhou em todas as competições. Ele acredita que, sem o apoio do programa, o filho não teria conseguido fazer metade das viagens.

“Uma das principais competições foi o Mundial da Argentina, onde ele se consagrou vice-campeão mundial. Foi uma competição muito difícil, que acompanhei pela internet e, através de outras pessoas, soube que o nível estava altíssimo. Praticamente todos os outros atletas estavam patrocinados, enquanto aqui no Brasil muitos ainda enfrentam dificuldades para conseguir patrocínio e apoio, especialmente no karatê. Mas, graças a Deus, ele pôde competir de igual para igual. E, por detalhes, talvez ele não tenha se consagrado campeão”, comenta.

Inscrição – Para consultar o edital, os interessados devem acessar o site https://sempre.salvador.ba.gov.br/bolsa-atleta/. Em caso de dúvidas sobre como se tornar um beneficiário, é possível entrar em contato com a secretaria pelo telefone (71) 3202-2586.

Foto: Bruno Concha e Otávio Santos

Reportagem: Nilson Marinho

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *