Esporte

Vitória vence o Fortaleza no Barradão e garante permanência na Série A

Para a felicidade da nação rubro-negra, o Vitória fica na Série A em 2025. Na noite deste domingo (30), o Leão conquistou um grande triunfo por 2×0 sobre o Fortaleza, no Barradão, chegou aos 45 pontos e está matematicamente garantido na primeira divisão.

A vitória que sacramentou a permanência do clube baiano na elite foi construída ainda no primeiro tempo. Atento e com o faro de gol apurado, o artilheiro Alerrandro aproveitou as falhas cometidas pelo Fortaleza e anotou dois gols.

Na segunda etapa, o Leão se mostrou sólido na marcação e chegou a anotar o terceiro, com Edu, mas o VAR entrou em ação e flagrou impedimento. Porém, o tento anulado não fez falta. O rubro-negro subiu para o 10º lugar. Restando mais dois jogos para o fim da temporada, o time luta agora para confirmar a vaga na Sul-Americana e olha até para uma possível briga pela Libertadores.

O próximo compromisso do Vitória será contra o Grêmio, na quarta-feira (4), de novo no Barradão. Já o Fortaleza deixou o G4 e não tem mais chances matemáticas de ser campeão.

SÓ DEU LEÃO

Dúvida durante a semana, o meia Matheuzinho foi para o jogo, mas na primeira dividida o jogador sentiu e Thiago Carpini teve que mexer no time com apenas três minutos. Gustavo Mosquito foi para o campo.

A mudança fez o Vitória ficar com três zagueiros e três atacantes. Além de Mosquito, Janderson e Alerrandro formaram o trio de ataque. O Leão não sentiu a saída de Matheuzinho. Pelo contrário. Empurrado pela torcida, o time baiano aproveitou a chance com participação decisiva do próprio Mosquito.

Aos oito minutos, Tinga saiu jogando errado na defesa, o Vitória recuperou, Mosquito cruzou rasteiro e Alerrandro, livre, mandou para o fundo das redes: festa no Barradão.

Depois do gol, o Fortaleza conseguiu equilibrar a partida, mas tinha muita dificuldade diante do sistema defensivo rubro-negro. Enquanto isso, o Vitória tentava encaixar o contra-ataque para surpreender o adversário.

O Leão voltou a aparecer no ataque aos 30 minutos. A blitz rubro-negra terminou com o chute de Ricardo Ryller, que não pegou bem na bola. Minutos depois, Titi saiu jogando errado, mas dessa vez Alerrandro não aproveitou.

O Vitória seguiu pressionando. Depois do escanteio, a bola sobrou com Edu, que deu um toquinho traiçoeiro. João Ricardo teve que se esticar todo para evitar o segundo gol. Na sequência de jogadas, Wagner Leonardo também recebeu livre e perdeu chance incrível.

A pressão deu certo. Aos 36 minutos, a defesa do Fortaleza saiu jogando errado de novo. Tite tocou para o goleiro João Ricardo, que não conseguiu dominar e entregou nos pés de Alerrando. Sem ter nada com isso, o centroavante guardou mais um e ampliou a vantagem do Leão.

Com a situação mais delicada, o Fortaleza tentou se lançar ao ataque na reta final do primeiro tempo. O time cearense quase se beneficiou do erro de Wagner Leonardo, mas Edu foi providencial para evitar a chegada de livre de Breno Lopes.

As equipes voltaram para o segundo tempo com um panorama bem parecido ao de parte da primeira etapa. Com o placar favorável, o Vitória buscava os erros do adversário para tentar o contra-ataque. Já o Fortaleza era todo ataque. Calebe e Marinho assustaram Lucas Arcanjo.

A estratégia rubro-negra quase deu certo. O lançamento de Mosquito encontrou Alerrandro. O atacante fez o pivô e tocou para Janderson invadir a área livre, mas ele chutou fraco e facilitou a defesa.

O Vitória, aliás, ia conseguindo suportar bem a pressão cearense e esboçava a jogada do terceiro gol. Everaldo teve a chance em escapada rápida, mas a marcação do Fortaleza conseguiu evitar.

Se não estava dando na velocidade, o jeito foi apostar na bola parada. Aos 29 minutos, Machado cobrou escanteio na área, João Ricardo fez defesa salvadora no primeiro lance, mas na volta, o zagueiro Edu anotou o terceiro gol do Vitória no confronto. Porém, o VAR entrou em ação e flagrou impedimento de Willian Oliveira, invalidando o tento.

Apesar do gol anulado, a vitória por 2×0 foi o suficiente para garantir o Leão na Série A no próximo ano. Ao apito final, a torcida fez a festa nas arquibancadas do Barradão.

Correio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *