Vera Cruz: Resultados das eleições municipais em meio a disputas e controvérsias
Hoje, 6 de novembro, marca um mês desde a realização das eleições municipais em Vera Cruz. No entanto, o que se observa é que, na prática, o resultado final ainda não foi totalmente consolidado. Diversas questões estão sendo debatidas e comentadas pela população, com informações vindas de todos os lados. Contudo, a verdade sobre o que realmente poderá acontecer ainda não está clara.
Especula-se que vereadores eleitos que tenham recebido benefícios municipais de forma indevida possam ter de devolver esses valores ao município. Além disso, há rumores de que um vereador eleito por uma federação partidária poderá não assumir o mandato devido a problemas na formação dessa aliança, o que daria ao primeiro suplente, do partido Republicano, a chance de assumir a vaga.
Essa situação resultou em disputas na justiça eleitoral, com ações de ambos os lados. A eleição em Vera Cruz foi intensamente disputada, e o clima de competição pelo poder ainda persiste.
A equipe do site Visão Cidade entrou em contato com as duas partes mais interessadas nesse impasse: Dr. João Cândido, do Partido dos Trabalhadores (PT), e Lico de Matarandiba, do Republicano. Em suas declarações, ambos foram enfáticos. Segundo Lico, o caso já era conhecido há mais de 15 dias, e ele vinha tentando resolver a questão internamente. No entanto, quando a situação se tornou pública, especialmente entre seus eleitores, foi procurado por várias pessoas que buscavam esclarecimentos.
Lico de Matarandiba explicou que inicialmente não havia nenhuma pendência judicial, mas diante da mobilização de seus apoiadores, que até organizaram uma vaquinha para financiar o processo, decidiu contratar um advogado para formalizar uma representação junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Já o candidato Dr. João, do PT, enviou ao Visão Cidade uma nota de esclarecimento.
“A eleição e posse de João do PT como vereador de Vera Cruz, não possui qualquer impedimento legal, uma vez que o processo eleitoral foi conduzido de acordo com as normas legais e validado pela Justiça Eleitoral, além de ter sido aprovado pelo povo desse município, que Ihe elegeu com 584 votos.
A coligação PT, PVe PCdoB, cumpriu todos os requisitos exigidos pela Justiça Eleitoral, garantindo uma eleição transparente e legitima.
João do PT permanece comprometido em representar Vera Cruz com seriedade, ética e dedicação.
Acreditamos unicamente na justiça e respeitamos o processo democrático.
Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida e dialogar com quem deseje maiores informações”
O Tribunal Regional Eleitoral ainda não emitiu uma posição definitiva, e resta aguardar o julgamento. Contudo, alguns especialistas acreditam que a situação permanecerá como está.
Visão Cidade