Saúde e Sempre seguem prestando assistência aos atingidos pelas chuvas em Salvador
A Prefeitura segue prestando assistência aos cidadãos que foram diretamente atingidos pelos efeitos das chuvas em Salvador. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) montou um esquema de assistência imediata, ofertando o primeiro atendimento e transporte com segurança das vítimas do desabamento ocorrido em Saramandaia, na quarta-feira (27). Quatro ambulâncias de suporte básico e avançado estiveram de prontidão para o encaminhamento das vítimas aos hospitais, além de equipes multiprofissionais com médicos, enfermeiras e técnicos de enfermagem.
O gestor da pasta, Alexandre Reis, destaca o empenho das equipes em salvar vidas. “Desde o início das chuvas, nossas equipes já estavam sob alerta para as ocorrências devido ao grande volume de água. O serviço já funciona 24h, o que fizemos foi adaptar nosso atendimento ao local que é de risco e difícil acesso, para garantir o acolhimento e preservação de vidas. Infelizmente tivemos um óbito, nos solidarizamos muitissímo com as famílias e estamos aqui para prestar todo respeito e apoio necessário”, afirma.
Assistência social – Na área de assistência social, os técnicos da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) também seguem em plantão nas 11 escolas municipais nas localidades onde as sirenes do sistema de Defesa Civil de Salvador foram acionadas, para atender indivíduos e famílias atingidas pelas consequências das chuvas.
Até a manhã desta quinta-feira (28), 26 pessoas estão acolhidas na Baixa do Cacau, na Escola Municipal Coração de Jesus; 21 assistidos estão na Escola Municipal Risoleta Neves, em Saramandaia; e seis pessoas estão acolhidas, na Escola Eufrosina Miranda, na comunidade de Voluntários da Pátria.
No acolhimento provisório, as famílias preenchem o cadastro social, e após a vistoria do imóvel, realizada por equipe da Defesa Civil de Salvador, são encaminhadas, caso necessário, para os benefícios de Auxílio Moradia e Auxílio Emergência. Além de acolhimento provisório, em local seguro, a equipe está a postos para ofertar atendimentos para mediar as necessidades emergenciais como alimentação e higiene, bem como para realização de encaminhamentos para benefícios socioassistenciais, caso necessário.
Foto: Otávio Santos
Locais de acolhimento provisório:
- Bom Juá: Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães
- Voluntários da Pátria: Escola Municipal Professora Eufrosina Miranda
- Baixa do Cacau: Escola Municipal Coração de Jesus
- Vila Picasso: Escola Municipal Carvalho Guedes
- Calabetão: Escola Municipal Leovícia Andrade
- Bosque Real: Escola Municipal Roberto Correia
- Olaria: Escola Municipal Afrânio Peixoto
- Moscou: Escola Municipal de Castelo Branco
- Irmã Dulce: Escola Municipal Irmã Dulce
- Saramandaia: Escola Municipal Risoleta Neves
- Mamede: Escola Municipal Santa Terezinha