Provérbios

Randerson Leal tem projeto para reduzir acidentes de motociclistas

O vereador Randerson Leal (Podemos) protocolou junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Lei nº 156/2024, sugerindo a criação de faixa exclusiva para circulação de motocicletas, motonetas e similares em vias de grande circulação, a chamada Faixa Azul.

Como destaca o vereador, o projeto tem o objetivo de diminuir o número de acidentes com motocicletas que circulam entre as faixas de trânsito e estimular um comportamento cidadão e seguro entre motoristas e motociclistas.

Randerson acrescenta que os motociclistas são as principais vítimas de acidentes de trânsito em Salvador. “Em 2023, das 113 mortes registradas nas vias da cidade, 63 envolviam pessoas em motocicletas, sendo 51 condutores e 12 passageiros. Esse número representa um aumento de 26% em relação a 2022. Colisões e choques envolvendo motocicletas são os acidentes mais comuns”, ilustra o vereador. As vias com maior número de ocorrências são as Avenidas Antônio Carlos Magalhães, Afrânio Peixoto (Suburbana) e Luís Viana Filho (Paralela), como completa.

Randerson comenta que, na Avenida 23 de Maio, em São Paulo, após a implantação experimental da Faixa Azul, os resultados indicaram que 86% dos motociclistas utilizam essa faixa, sem registro de óbitos ou acidentes graves dentro da área delimitada. “Fora da Faixa Azul, onde o índice de uso foi de 14%, houve praticamente o dobro de acidentes, demonstrando que o uso da Faixa Azul contribui para a prevenção de mortes e acidentes entre motociclistas”, diz o vereador.

“Precisamos urgentemente implementar a Faixa Azul em Salvador para proteger os motociclistas e reduzir o número de acidentes fatais nas grandes avenidas. Diariamente, vidas são perdidas em tragédias que poderiam ser evitadas com medidas de segurança mais eficazes. A Faixa Azul já mostrou em outras cidades que pode organizar o fluxo de motos e criar um espaço seguro, diminuindo o risco de colisões graves”, reforça Randerson Leal.

“Não podemos aceitar que acidentes fatais continuem ocorrendo nas principais vias de Salvador. A implantação da Faixa Azul não é apenas uma questão de organização do trânsito, mas sim uma medida urgente de preservação de vidas”, reforça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *