F-1: Norris faz a pole em classificação com 5 bandeiras vermelhas
A classificação para o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 ficará marcada como uma das mais caóticas da história recente. Com a pista molhada, os acidentes aconteceram em profusão: no total, a bandeira vermelha foi acionada por cinco vezes, e em vários momentos a amarela deu o ar da graça. No fim das contas, Lando Norris fez a pole para a McLaren com o tempo de 1m23s405. George Russell, da Mercedes, sai em segundo. A terceira posição ficou com o surpreendente Yuki Tsunoda, da RB. Líder do campeonato, Max Verstappen largará só na 17ª colocação.
A primeira bandeira vermelha do dia foi causada por Franco Colapinto, da Williams. O argentino bateu no Q1 e abandonou a disputa. No Q2, foi a vez de Carlos Sainz e Lance Stroll colidirem com o muro e deixarem a sessão. No Q3, mais duas escapadas: primeiro, Fernando Alonso retirou a segunda Aston Martin da classificação ao bater no Mergulho. Depois, Alexander Albon deu pancada com a Williams. O piloto tailandês estava assegurando uma importante segunda colocação para a equipe britânica.
A largada do GP de São Paulo está prevista para as 12h30 da tarde deste domingo (horário de Brasília). Por conta da proximidade dos horários, ainda não se sabe se os pilotos que bateram na classificação terão tempo hábil de participar da corrida, visto que a reconstrução dos carros costuma exigir um certo tempo. O ge vai acompanhar a corrida em tempo real.
A RBR foi atrapalhada pela bandeira vermelha de Stroll no Q2. Max Verstappen e Sergio Pérez aguardavam para tentar uma volta rápida com pneus intermediários e estavam fora da zona de pilotos que avançariam ao Q3. Com a colisão do piloto canadense, a sessão foi encerrada e ambos acabaram eliminados: Max em 12º a princípio, e Pérez em 13º. Porém, o prejuízo ficou ainda maior para o líder do campeonato. Punido após trocar o motor, o holandês vai largar apenas no 17º lugar.
Outro piloto que se deu mal foi Lewis Hamilton. O britânico reclamou muito do carro da Mercedes, não conseguiu marcar uma boa volta e terminou apenas no 16º lugar, eliminado ainda no Q1. Lewis ganha uma posição com a punição de Verstappen e sairá na 15ª colocação.
Resultado e grid de largada
- Lando Norris (McLaren)
- George Russell (Mercedes)
- Yuki Tsunoda (RB)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Liam Lawson (RB)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Alexander Albon (Williams)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Valtteri Bottas (Sauber) – Q2
- Sergio Pérez (RBR) – Q2
- Carlos Sainz (Ferrari) – Q2
- Pierre Gasly (Alpine) – Q2
- Lewis Hamilton (Mercedes) – Q1
- Oliver Bearman (Haas) – Q1
- Max Verstappen (RBR) – Q2* – eliminado em 12º, perde cinco posições devido à troca de motor.
- Franco Colapinto (Williams) – Q1
- Nico Hulkenberg (Haas) – Q1
- Guanyu Zhou (Sauber) – Q1
(GE)