Veja como ficou o “Mapa Político” do Brasil após as Eleições Municipais de 2024
O Centrão, a direita e a centro-direita se saíram como os grandes vencedores das eleições municipais de 2024 no Brasil.
Demonstração disso é o partido que conquistou o maior número de prefeituras (887 municípios), o PSD de Gilberto Kassab — deixando para trás o tradicional MDB, que ficou em segundo lugar (853).
Já o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT, aumentou o número de prefeituras conquistadas em comparação com 2020, mas foi apenas o nono partido com mais prefeitos eleitos (252).
Já entre os derrotados, estão o PSDB, partido que já ocupou a Presidência do país por duas vezes e que tinha uma virtual hegemonia sobre a política de São Paulo; o PDT e o clã da família de Ciro Gomes no Ceará.
Partidos de centro são os que mais elegeram prefeitos nas eleições municipais de 2024. Juntos, PSD, MDB, PP, União Brasil e Republicanos conquistaram 3.500 dos 5.569 municípios
A maioria dos candidatos eleitos para prefeituras nas eleições municipais de 2024 pertence a partidos de centro. Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o PSD e o MDB foram as siglas mais vitoriosas, com 885 e 853, respectivamente. Em terceiro lugar, está o PP, de centro-direita, com 746 eleitos. União Brasil (583) e Republicanos (433) também integram o topo da lista.
Ao todo, estes partidos somaram 3.500 das 5.569 prefeituras, representando 63%.
O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, conquistou quatro capitais nas Eleições 2024. Já o PT, sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, saiu com um candidato vitorioso.
Ao todo, 26 capitais estavam em disputa. Com os resultados do 2º turno neste domingo (27), o PL ficou entre os partidos que mais conquistaram prefeituras nas principais cidades do país.
MDB e PSD ganharam em 5 capitais,
União Brasil e PL venceram em 4 capitais;
Podemos e PP ganharam em 2 capitais;
Avante, PSB, PT e Republicanos venceram em 1 capital.
Veja a lista de partidos e quais capitais vão governar:
MDB: Belém (PA), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP);
PSD: Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA);
PL: Aracaju (SE), Cuiabá (MT), Maceió (PL) e Rio Branco (AC);
União Brasil: Goiânia (GO), Natal (RN), Salvador (BA) e Teresina (PI);
Podemos: Palmas (TO) e Porto Velho (RO);
PP: Campo Grande (MS) e João Pessoa (PB);
Avante: Manaus (AM);
PSB: Recife (PE);
PT: Fortaleza (CE);
Republicanos: Vitória (ES).
Poder