Escola municipal no Cabula promove lançamento de projeto de iniciação científica
Nesta sexta-feira (27), a Escola Municipal Antônio Euzébio (Emae), no Cabula, realiza o lançamento de seu projeto de iniciação científica, uma estratégia que visa introduzir os alunos ao universo da pesquisa. O evento acontecerá das 9h às 15h, nas dependências da escola, na Rua Cristiano Buys, 573, e contará com a participação de alunos e professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) oferecendo diversas atividades educativas para crianças de 6 a 12 anos.
Entre as atividades programadas, destaca-se uma feira de ciências promovida pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Ufba. Os alunos poderão participar de experiências lúdicas, como automodelagem do corpo humano e jogos interativos, que ensinarão sobre a anatomia e as mudanças corporais que ocorrerão ao longo da vida, especialmente no que diz respeito à saúde e ao autocuidado.
Simultaneamente, o Instituto de Física da Ufba apresentará a “Roda com Ciência”, que incluirá experimentos, jogos e palestras. O objetivo é tornar a ciência acessível e divertida, promovendo a interação e a curiosidade dos estudantes, além de desmistificar o conhecimento científico por meio de atividades práticas e colaborativas.
A vice-diretora da Emae, Jomária Alessandra Queiroz, enfatiza a importância da parceria com universidades e centros de pesquisa. “Queremos desenvolver a habilidade de observação e investigação nas crianças, além de criar novas referências de sucesso e possibilidades de ingresso no ensino superior. Essa conexão entre a escola e instituições científicas é fundamental para inspirar os jovens a sonharem com carreiras científicas”, pontua.
Foto: Bruno Concha
Reportagem: Lucas Vieira
SECOM