NotíciasSalvador

Campanha de Vacinação Antirrábica alcança meta histórica em Salvador

A Campanha de Vacinação Antirrábica, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), bateu uma meta histórica este ano em Salvador. Foram mais de 262 mil cães e gatos protegidos em dois meses de intensificação das ações de combate à raiva. A meta era vacinar 261.725 animais.

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estiveram presentes de forma volante e itinerante, com atividades aos finais de semana em shoppings e lugares de grande circulação, nos 12 Distritos Sanitários, aproximando o serviço da população. A imunização contra a raiva animal é a forma mais eficaz de manter humanos e animais domésticos protegidos contra um vírus que registra quase 100% de letalidade.

“É uma alegria ter cumprido mais essa missão, a qual nos empenhamos muito. Estivemos nos quatro cantos da cidade, levando não só a vacinação, mas fazendo a conscientização dos tutores sobre a importância que essa proteção traz”, destacou a diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Andrea Salvador.

A vacinação antirrábica segue em 100 postos de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados. A lista de unidades está disponível no site http://www.saude.salvador.ba.gov.br/campanha-de-vacinacao-antirrabica/. Para vacinar o pet não é preciso apresentar documentação.

Doença – A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave e que acomete mamíferos, inclusive o homem, sendo transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordedura. Caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

Os principais sintomas são mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaléia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia. Pode se agravar para ansiedade e hiperexcitabilidade crescentes, febre, delírios, espasmos musculares involuntários, generalizados,e/ou convulsões, coma e morte.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Texto: Ascom/SMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *