Vera Cruz: A persistência das casas de taipa
Não há nada mais constrangedor e triste do que caminhar por algumas localidades de Vera Cruz e encontrar algo surreal e inadmissível em pleno século XXI: casas de taipa. Essas estruturas ultrapassam a mera questão social, representando um grave problema de saúde pública. Sabe-se que essas moradias, feitas de pau a pique, são um ambiente propício para o inseto conhecido como barbeiro, um dos principais transmissores da doença de Chagas. É lamentável ver que, em Vera Cruz, esse tipo de moradia ainda persiste.
Um dos pilares do programa de governo de Nego da Coroa é justamente a erradicação total dessas casas. Veja o relato de Wilson Pedreira Filho (Nego da Coroa) sobre o que pretende fazer para acabar com essa realidade:
Wilson Pedreira Filho (Nego da Coroa)
“Todo mundo sabe que minha origem é trabalhar com material de construção. Minha vida toda foi dedicada a isso. Imagine o meu espanto ao andar por Vera Cruz e me deparar com pessoas morando em casas de taipa, em pleno 2024.
Casas de taipa são muito conhecidas por atrair o inseto chamado ‘barbeiro’, que transmite a doença de Chagas, uma doença grave que pode se tornar incurável.
Hoje, estou certo de que, com o apoio dos governos estadual e federal, poderemos acessar recursos para levar dignidade a essas pessoas. Não podemos mais tolerar esse tipo de condição em nossa cidade. Dar dignidade é cuidar verdadeiramente das pessoas.”
Foto: Didjo Gonçalves
Visão Cidade