Salvador ganha quinta academia pública ao ar livre na orla de Itapuã
A orla de Itapuã passa a contar com mais um atrativo para estímulo à prática de atividades físicas. O local ganhou a quinta academia pública ao ar livre implantada pela Prefeitura na cidade, cuja estrutura de 300 m² de área dispõe de aparelhos de musculação que podem ser usados gratuitamente tanto por moradores do bairro quanto pela população em geral.
O espaço, situado na Rua Aristídes Milton, foi entregue na manhã deste sábado (17) pelo secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães. Além dos equipamentos de musculação, a nova academia pública vai oferecer aulas coletivas com orientação de profissionais qualificados.
Para participar das atividades, é necessário apenas realizar cadastro e agendamento através do aplicativo “Mude”, disponível gratuitamente na App Store e Play Store. Cada aluno pode agendar até duas aulas por dia, de modalidades diferentes, apresentando documento com foto para acesso.
“Um equipamento como esse democratiza a prática esportiva, sendo muito mais do que um instrumento de educação física ou esporte, mas um equipamento de saúde. Todos os estudos já indicam que pessoas que praticam esportes regularmente têm uma saúde melhor, tanto física quanto mental, têm mais disposição, convivem mais socialmente”, destacou Júnior Magalhães.
“Sabemos que estamos em uma zona de salitre. Por isso, este equipamento é anticorrosivo, preparado justamente para áreas litorâneas. Temos uma manutenção permanente para garantir que este espaço perdure na comunidade”, acrescentou.
A academia de Itapuã funcionará de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 9h30; e das 17h às 21h. No sábado, o atendimento é das 6h às 10h, enquanto que no domingo o espaço ficará fechado ao público.
Nesses primeiros dias de operação, a unidade vai ofertar apenas musculação. Dentro de um mês, o local vai disponibilizar para os usuários aulas funcionais e de ritmos, capoeira, ioga, além de avaliação nutricional.
Estímulo – Carolina Melo é moradora do bairro Granjas Rurais Presidente Vargas e tirou a manhã para fazer atividades físicas na orla de Itapuã quando se deparou com a nova academia pública instalada. “Estava correndo aqui na orla e me bati com esse projeto. É um incentivo à saúde tanto para as pessoas daqui quanto as de fora. Achei bastante interessante”, opinou.
Moradora de Itapuã há uma década, Aline Rezende também comemorou a nova estrutura disponível no bairro. “Tem muita gente que não tem condição de pagar uma academia, então esse espaço é importante para as pessoas praticarem exercícios, para além das opções de caminhada, corrida ou bicicleta. Percebo que os aparelhos são de última geração e espero que a população ajude a cuidá-los”, disse.
Além de Itapuã, os soteropolitanos podem aproveitar as academias do Dique do Tororó, Imbuí, Cajazeiras e Mané Dendê. A expectativa é que novas unidades sejam entregues nos próximos dias na Avenida Centenário, Boca do Rio e Bonfim.
Diretor de Esportes da Sempre, Edvaldo Valério falou como tem sido a adesão popular das estruturas em funcionamento. “A academia do Dique é a mais antiga, com cerca de um mês e meio de operação. Junto às demais, aproximadamente 75% das pessoas que fizeram cadastro (na plataforma Mude) têm feito as atividades. É um número relevante, o que nos faz acreditar que as academias ao ar livre vieram para ficar, porque a população entendeu a importância delas”.
Foto: Otávio Santos
Texto: Nilson Marinho e Thiago Souza
SECOM