NotíciasPolíticaSalvador

Vereadores fazem registros sobre esporte, saúde e meio ambiente

Os vereadores registraram, na tarde desta terça-feira (11), na sessão ordinária que aprovou o Projeto de Lei nº 101/24, de autoria do presidente Carlos Muniz (PSDB), temas relacionados ao esporte amador, investimentos da Prefeitura na área da saúde e o aprimoramento da legislação ambiental com o uso de sacolas recicláveis na coleta de lixo. Os trabalhos foram abertos por Muniz e conduzidos pelo vereador Isnard Araújo (PL), 1º secretário da Casa.

O vereador Randerson Leal (Podemos), autor do Projeto de Indicação nº 191/2023, que trata da Copa Interbairros de Futebol Amador, destacou que a Prefeitura acolheu a sua proposição, mas não deu o devido crédito. “É importante valorizar o projeto do vereador, independente da sua bancada”, afirmou Randerson em discurso na tribuna da Câmara, no Pinga-Fogo da sessão ordinária.

A entrega do Complexo Municipal de Saúde do Areal Dr. Carlos Pitangueira, na Ribeira, nesta terça-feira, pelo prefeito Bruno Reis, foi destacada pelo vereador Paulo Magalhães Júnior (União). O equipamento leva o nome do ex-vereador, que era médico e foi atuante na área da saúde. A unidade terá quatro equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal para atender, prioritariamente, à população da área do Areal e adjacências, com aproximadamente 12 mil pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família.

A preservação do meio ambiente foi defendida pelos vereadores Arnando Lessa (PT) e Cris Correia (PSDB). Lessa informou que está elaborando um projeto de lei que trata do uso de sacos reciclados na coleta de lixo. Ele defendeu a realização de uma campanha de conscientização para o uso dessas sacolas no comércio e nas coletas. Também pediu a fiscalização do Ibametro, nos supermercados, para assegurar que os sacos ditos reciclados sejam, de fato, biodegradáveis.

Por sua vez, Cris Correia considerou de “extrema importância para o meio ambiente” a aprovação do PL nº 101/24. Ela informou que “14 milhões de sacolas plásticas deixaram de poluir o meio ambiente” por conta da Lei Municipal nº 9.699/2023, que dispõe sobre a proibição do uso e distribuição de sacos e sacolas plásticas não recicláveis, bem como sobre a obrigatoriedade de se utilizar as embalagens recicláveis conforme as especificações da ABNT, pelos estabelecimentos comerciais do Município de Salvador.

Visita

Idealizador do Hospital Veterinário Gratuito de Osasco, o vereador Ralfi Rafael da Silva (Republicanos), do Município de Osasco/SP, visitou a Câmara. Ele acompanhou a sessão ordinária e foi convidado por Isnard Araújo para compor a mesa de trabalho. Os parlamentares que discursaram no Pinga-Fogo saudaram o colega que atua em outro município pela atuação em defesa dos animais.

Câmara Municipal de Salvador

(Foto: Visão Cidade)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *