EsporteNotícias

Bicampeonato Mundial faz 62 anos

Amarildo, Zito e Vavá fizeram os gols do título do Brasil no Mundial de 1962, no Chile, na vitória por 3 a 1 contra a Tchecoslováquia, em 17 de junho de 1962, diante de 68 mil pessoas, no Estádio Nacional de Santiago. Foi mais uma conquista merecida da Seleção Brasileira, após uma campanha invicta e que teve em Garrincha e Vavá, com quatro gols cada, dois dos artilheiros da competição.

Garrincha, por sinal, foi eleito o melhor jogador daquela Copa do Mundo. Pelé participaria apenas do início da disputa. Atuou na estreia, na vitória por 2 a 0 sobre o México, em que fez um dos gols – o outro foi de Zagallo – e saiu de campo com lesão muscular na partida seguinte, empate sem gols com a Tchecoslováquia, ainda pela primeira fase.

Pelé não voltaria mais a campo. No terceiro jogo, também válido pela fase de grupos, o Brasil venceu a Espanha por 2 a 1, com dois gols de Amarildo.

Com esses resultados, a Seleção, então comandada por Aymoré Moreira, terminou em primeiro lugar no Grupo 3, com a Tchecoslováquia na vice-liderança. As duas avançaram para as quartas de final, na qual o Brasil derrotaria a Inglaterra por 3 a 1, com dois gols de Garrincha e um de Vavá.

Assim, a Seleção se credenciou à semifinal e o adversário seria o anfitrião, o Chile. Com mais de 76 mil pessoas no Estádio Nacional de Santiago, a pressão dos chilenos não foi suficiente para superar o talento e a técnica dos nossos jogadores.

Com um show de Garrincha e de Vavá, cada um deles marcando dois gols na partida, o Brasil impôs sua superioridade com o placar de 4 a 2.

Na final, contra a Tchecoslováquia, que havia passado pela Hungria nas quartas de final e pela Iugoslávia, na semifinal, o Brasil foi melhor, criou muitas chances e poderia até ter levantado a taça do bicampeonato com uma goleada. O gesto de erguer o troféu coube ao capitão Mauro e depois, os jogadores deram a volta olímpica ovacionados pelo público. 

A CBF felicita os campeões mundiais por mais um aniversário do título de 1962.

CBF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *