Sessão especial celebra os 50 anos da Soamar
“Marinheiros de alma com uniforme branco dentro do seu coração”. Foi com essas palavras que o vice-almirante e comandante do 2º Distrito Naval, Antônio Carlos Cambra, resumiu os soamarinos, civis e militares que integram a Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar), durante sessão realizada na noite de segunda-feira (22), no Plenário Cosme Farias, que celebrou os 50 anos de existência dessa organização.
Realizada pelo vereador Téo Senna (PSDB), membro da entidade, a solenidade reuniu personalidades civis e militares de todas as três forças armadas e também da Polícia Militar. Na ocasião, o parlamentar destacou o papel da Soamar na valorização e no reconhecimento das atividades da Marinha do Brasil, contribuindo para a promoção da cultura marítima e o fortalecimento da identidade nacional ligada ao mar.
“Este é um momento de celebrar os caminhos percorridos até aqui e de vislumbrar um futuro ainda mais promissor para a sociedade e a Marinha do Brasil em Salvador. Ao longo desses 50 anos, sua missão de divulgar as atividades marítimas, defender os interesses marítimos nacionais e estimular o patriotismo e à cidadania tem sido cumprida com maestria. Enfim, as bodas de ouro da Soamar chegaram, por isso é preciso reconhecer e comemorar os seus feitos”, destacou Senna.
O Hino Nacional e o Hino Cisne Branco foram executados pela Banda de Música da Marinha do Brasil, sob a regência do sub-oficial Paulo César. Durante a solenidade, João Evangelista Ramos de Jesus foi homenageado como colaborador destaque da Soamar.
Soamar
Fundada em 5 de dezembro de 1973, a Soamar Salvador é um dos diversos núcleos regionais dessa organização que está presente em várias cidades do país. O seu objetivo é promover o apoio e o estreitamento dos laços entre a sociedade civil e a Marinha, visando a divulgação das atividades marítimas, a defesa dos interesses marítimos nacionais e o estímulo ao patriotismo e à cidadania.
A organização realiza diversas atividades, como palestras, seminários, debates, visitas a navios e instalações da Marinha, além de promover eventos culturais e sociais relacionados à temática marítima. A entidade é composta por associados civis e militares e conta com uma diretoria responsável por coordenar suas atividades. Teve como primeiro presidente João José de Carvalho Sá, em 1973, e hoje está sob a presidência do desembargador Baltazar Miranda, que conta com uma diretoria e os conselhos deliberativo e fiscal.
Ao explanar sobre a história da Somar no Brasil, na Bahia e em Salvador, apresentando as ações e eventos nos quais a organização participou, o presidente da entidade agradeceu a presença de todos na solenidade. “Quero cumprimentar todas as autoridades e agradecer a presença de todos aqui nesta noite. Estamos nesta Casa com as três forças armadas representadas. Para nossa alegria e honra, todo o público aqui hoje aceitou o convite para celebrar os 50 anos da Soamar Salvador. Muito obrigado”, agradeceu Miranda.
Fizeram parte da mesa o vice-almirante Antônio Carlos Cambra; o presidente da Soamar Salvador, desembargador Baltazar Miranda; o coronel Vinícius Guimarães, comandante da Base Aérea de Salvador; o major Bastos, representando o comandante da 6ª Região Militar; o advogado, jornalista e escritor Joaci Góes, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB); o navegador Aleixo Belov; o presidente da Associação Náutica da Bahia e vice-presidente da Soamar Salvador, Santiago Campo; além de Giuliana Brito, representante do secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar. O vereador Maurício Trindade também prestigiou a solenidade.
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: Visão Codade)