Vasconcelos celebra carteira para pessoas com fibromialgia
O ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador, vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), comemorou a criação da Carteira de Identificação para Pessoas com Fibromialgia. O lançamento foi realizado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no último dia 26, na Escola de Saúde Pública de Salvador, no Comércio.
A ação é parte do Programa Municipal de Cuidados para Pessoas com Fibromialgia (PCPF). O lançamento contou com a presença de representantes da Associação de Pessoas com Fibromialgia de Salvador, e a carteira já pode ser solicitada através do site da Solicitação da Carteira de Identificação de Pacientes com Condição Prioritária de Saúde (https://cip.saude.salvador.ba.gov.br/cidadao/telainicial?ReturnUrl=%2F).
Como destaca Vasconcelos, a criação da identificação foi aprovada pela Câmara e também está prevista no Projeto de Lei nº 324/23, proposto pelo vereador, que aperfeiçoa a lei em vigor e visa instituir a garantia de atendimento preferencial, reconhecendo direitos a indivíduos diagnosticados com fibromialgia. Augusto Vasconcelos presidiu audiências públicas promovidas pela Ouvidoria da Câmara para discutir o tema.
Sobre a doença
A fibromialgia, também conhecida como fibromiosite, fibrosite ou miofibrosite, é caracterizada pela Classificação Internacional de Doenças (CID) como uma síndrome dolorosa crônica no sistema musculoesquelético. A doença afeta aproximadamente 3% da população brasileira, atingindo principalmente mulheres. Para cada homem diagnosticado com fibromialgia, outras nove mulheres são diagnosticadas com a doença.
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: Visão Cidade)