Prefeitura vai requalificar avenida em Valéria para ampliar mobilidade de pedestres e motoristas
A obra vai alcançar 1,6 km da via, desde o cruzamento com a Estrada do Derba até a ligação com a Rua Petronília Dércia. Atualmente, a pista tem fluxo intermitente, com diversos trechos ainda sem asfalto e com a pavimentação deteriorada pela presença de buracos. O local não possui passeios e também sofre com alagamentos superficiais em períodos de chuva por falta de drenagem.
Em seu discurso, Bruno Reis lembrou outras obras de mobilidade na região. “Quando a gente fala de mobilidade, este bairro tinha dois sonhos: a construção da Rua Petronília Dércia e a Via Bronze, duas obras que nós fizemos. Duas vias importantes que agora conectam Valéria com a Estrada do Derba, com o Subúrbio e com a BR-324”, disse.
“Tenham certeza que agora, neste entorno aqui da Av. Valéria, vão chegar outras indústrias, porque hoje é difícil o caminhão sair para escoar a produção. Quando tivermos essa via, com um pavimento de qualidade, com drenagem, novas indústrias e atividades comerciais vão se instalar aqui. É assim que a gente gera empregos: investindo em infraestrutura”, completou Bruno Reis.
O projeto para a nova Avenida Valéria consiste na execução de pavimentação adequada para o tráfego dos veículos, incluindo a drenagem da via e a devida sinalização (vertical e horizontal), além da implementação de passeios para o fluxo dos pedestres com piso tátil, promovendo acessibilidade. As intervenções serão realizadas com o objetivo de adequar as condições da via existente ao tráfego que interage com outras ruas do bairro, proporcionando segurança e conforto.
A requalificação ainda prevê a implantação de duas faixas de rolamento com sentidos opostos, possibilitando o fluxo de veículo em ambos os sentidos da via, juntamente com a implantação de passeios em ambos os lados.
Titular da Seinfra, Luiz Carlos destacou o progresso que a nova via vai trazer para aquela região de Valéria. “Essa é uma avenida importante para o comércio local. A gente vê que tem diversos estabelecimentos comerciais e pequenas indústrias por aqui. E essas pequenas indústrias são o setor que mais gera empregos no Brasil, apesar de todas as dificuldades que elas enfrentam de falta de estrutura”, disse.
“A gente está falando de geração de emprego e renda para o povo. Não tem nada melhor na vida do que acordar cedo, lavar o rosto, escovar o dente e dizer ‘estou indo para o meu trabalho’. A gente sabe que, quando faz a requalificação de uma via, se estimula o comércio local. As pessoas passam a investir nos seus imóveis, melhora a fachada, faz uma reforma, abre um salão de beleza, um mercadinho. Então a gente sabe que uma obra de engenharia tem um lado social muito importante”, acrescentou Luiz Carlos.
Também haverá canteiros com vegetação ornamental, dando uma aparência mais harmônica e reforçando o paisagismo. Os serviços serão executados pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop) e têm prazo para serem concluídos em seis meses.
Foto: Valter Pontes
Reportagem: Thiago Souza e Vitor Villar
SECOM