Vereadores debatem educação em sessão ordinária
Abertura do ano letivo e portaria de aprovação em massa na rede estadual de ensino marcaram os pronunciamentos
Educação foi o principal assunto tratado pelos vereadores na sessão ordinária desta segunda-feira (19). A abertura do ano letivo nas redes municipal e estadual, a inauguração da Escola Municipal Anita Barbuda, no Nordeste de Amaralina, e a portaria do Governo do Estado da Bahia aprovando automaticamente todos os alunos da rede pública marcaram os pronunciamentos de Claudio Tinoco (União), Alexandre Aleluia (PL), Téo Senna (PSDB) e Cris Correia (PSDB).
Na sessão ordinária aberta pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB), e conduzida por Isnard Araújo (PL), o vereador Claudio Tinoco informou que o prefeito Bruno Reis inaugurou na manhã desta segunda-feira a nova Escola Municipal Professora Anita Barbuda. Disse ainda que o equipamento possui piscina semiolímpica, tem área construída de 2,3 mil metros quadrados e capacidade para até 480 alunos por turno, representando uma ampliação de mais de 400% no número de vagas em comparação à estrutura anterior.
Sobre a aprovação automática na rede de ensino estadual, informou que a APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia denunciou a Portaria nº 190 do Governo do Estado da Bahia. Conforme Tinoco, a APLB-Sindicato é contra a reprovação em massa ou automática. Disse ainda: “A aprovação precisa respeitar o processo pedagógico, respeitando o tempo de aprendizagem dos alunos de forma qualificada para que possam cumprir o percurso escolar da melhor forma”.
O vereador Alexandre Aleluia destacou a infraestrutura da Escola Municipal Anita Barbuda, parabenizou o prefeito pela inauguração de mais um colégio em Salvador. A vereadora Cris Correia (PSDB) também ressaltou a qualidade do novo equipamento de ensino e reforçou o pronunciamento de Tinoco em relação às críticas da APLB-Sindicato sobre a portaria de aprovação em massa dos alunos do ensino médio da rede estadual.
No entendimento do vereador Téo Senna, “a aprovação de todos os alunos da rede estadual de ensino é uma falta de respeito ao processo pedagógico”. Ele parabenizou a APLB-Sindicato pela postura e frisou que a medida é uma verdadeira afronta à educação.
A vereadora Marta Rodrigues (PT) disse que acompanhou a abertura do ano letivo da rede estadual de ensino. Ela observou que o governador Jerônimo Rodrigues participou da aula inaugural da rede estadual de ensino no novo Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina e Melo Erisman, em Feira de Santana. A abertura do ano letivo aconteceu nas 1.082 escolas e nos 674 anexos espalhados pelos 417 municípios.
“A educação tem que ser levada a sério”, afirmou o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) ao analisar a abertura do ano letivo nas redes municipal e estadual.
Meio ambiente
Ações para reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa foram defendidas pelo vereador André Fraga (PV), que relacionou a questão ambiental à fala da cantora Baby do Brasil, no Carnaval de Salvador, quando causou surpresa ao anunciar um apocalipse em meio à folia e em diálogo com a cantora Ivete Sangalo. O assunto ganhou manchetes dos veículos de comunicação.
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: Visão Cidade)