NotíciasOpinião

O carnaval transcende as expectativas e vai além do que se pode imaginar

Após o término do carnaval, acaba a festa que literalmente move todo o Brasil. Não há dúvidas de que é uma celebração que atrai a atenção global, com visitantes de todas as nações. Algumas cidades se destacam não apenas pela grandiosidade, mas pela maneira peculiar de celebrar essa festividade. São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, são conhecidos por seus gigantescos blocos e pela cultura das escolas de samba, que demonstram de forma ímpar o luxo e o glamour do carnaval. Em Recife, o carnaval do frevo e do maracatu encanta com suas coreografias históricas e belas. Em todo o país, diferentes estados expressam suas culturas e alegria de maneira única durante o carnaval, movidos por uma grande emoção.

E como falar do carnaval sem mencionar a Bahia, onde a alegria tem um nome? A capital, Salvador, respira carnaval o ano todo. Quando chega a quarta-feira de cinzas, a cidade já está pensando e idealizando o próximo ano. Há 30 anos, o carnaval de Salvador explodiu com o axé music e o pagode, oriundos de uma cultura única e peculiar, capazes de atrair, conquistar e contagiar a todos os que participam direta ou indiretamente da festa. O espírito contagiante do carnaval é tão forte que mesmo aqueles que tentam fugir da festa encontram suas músicas ecoando em retiros ou praias. A frase “atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu” resume a paixão e o envolvimento dos foliões com a festa.

Assistir ao desfile dos Filhos de Gandhi na segunda-feira, acompanhar a saída do Ilê do Curuzu e se emocionar ao ouvir o som do samba reggae no Pelourinho são experiências que arrepiam e demonstram a essência do carnaval de Salvador. Diz-se que em todo o país o ano só começa após o carnaval, mas a verdade é que o espírito carnavalesco é vivenciado durante todo o ano.

Foto Secom

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *