Esporte

Bahia tem média de quase 3 gols por jogo no Baianão

O Bahia está cada vez mais embalado na temporada 2024. Já são cinco triunfos seguidos do time principal, entre Copa do Nordeste e Campeonato Baiano, com direito a duas goleadas por 5×0, sobre Jacobina e Itabuna, ambas pelo estadual. Os resultados na competição, aliás, vêm sendo tão expressivos que já garantem ao ataque tricolor números melhores que em suas últimas quatro campanhas na primeira fase.

Até aqui, são nada menos que 17 gols marcados pelo Esquadrão em seis rodadas do Baianão. Uma impressionante média de 2,8 tentos por partida. É tanta bola na rede que garante ao time não só o melhor ataque do torneio, como uma vantagem de quase o dobro para os vice-líderes deste quesito – Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas estão empatados na segunda posição do ranking, com 9 gols cada.

Vale lembrar, porém, que três gols do Esquadrão foram anotados equipe alternativa, liderada pelo técnico Rogério Ferreira. O grupo, formado principalmente por atletas do sub-20, atuou na derrota por 1×0 para o Jequié e no empate em 3×3 com o Atlético de Alagoinhas, enquanto o time principal realizava pré-temporada em Manchester, na Inglaterra.

Os comandados de Rogério Ceni só fizeram sua estreia na 3ª rodada do Baianão, diante do Jacobina. E atropelaram, com vitória por 5×0 na Fonte Nova. Em seguida, derrotaram o Bahia de Feira, por 2×0, na Arena Cajueiro, e o Barcelona de Ilhéus, também por 2×0, de volta à Fonte.

Na última quarta-feira, mais um chocolate tricolor, com o 5×0 diante do Itabuna. Vale lembrar que há ainda o triunfo sobre o Sport por 2×1, mas a partida foi válida pela Copa do Nordeste.

Com tanto gol, o Bahia já tem um ataque mais eficaz nas seis rodadas do Baianão 2024 que em toda a fase de grupos das quatro edições anteriores. Em 2023, quando foi campeão pela 50ª vez, o Esquadrão terminou a 1ª etapa com 12 gols em nove jogos (uma média de 1,3 por duelo). Ao todo, incluindo também as quatro partidas das semis e finais, foram 20 gols – apenas três a mais que este início de campanha em 2024.

Em 2022, o clube terminou a fase de grupos com 13 gols marcados (média de 1,4). Mas os números não foram suficientes para garantir a classificação, e a equipe foi eliminada de forma precoce, com a 6ª colocação.

Já no ano anterior, o ataque foi pouco eficaz: foram apenas 8 gols nas 9 rodadas (média de 0,9). Ainda assim, o Bahia terminou em 3º e avançou para a semi, mas foi eliminado pelo Bahia de Feira após triunfo por 1×0 e derrota por 3×0. Finalizou sua campanha no Baianão 2021 com um total de nove gols em 11 jogos.

Em 2020, o time foi o líder da 1ª fase, com 12 gols em 9 rodadas (média de 1,3). Marcou mais quatro vezes nas semis, sobre o Jacuipense, e uma nas finais, diante do Atlético de Alagoinhas, e foi o campeão nos pênaltis. No total, foram 17 gols em 13 confrontos (mantendo a média de 1,3).

Já em 2019, o ataque do Bahia encerrou a etapa de grupos com 19 gols nas nove partidas iniciais, uma média de 2,1 gol por compromisso. No fim, o Esquadrão foi o campeão com um somatório de 26 gols nos 13 duelos.

Quem marcou?

O poderio ofensivo do Bahia em 2024 passa por vários jogadores. Afinal, chegou a 12 autores de gols nestas seis rodadas iniciais do Baianão. O Esquadrão também teve um gol contra marcado a seu favor, por Eric Bahia, do Atlético de Alagoinhas.

Grande referência técnica no ano passado, Cauly marcou seu primeiro gol na temporada 2024 na goleada sobre o Itabuna, depois de sair do banco de reservas. Gabriel Xavier, Ademir e Yago Felipe também desencantaram na partida. Com destaque para o camisa 20, que balançou as redes duas vezes, incluindo em uma cobrança de falta. E recebeu elogios de Rogério Ceni ao fim da partida.

“Yago gosto desde a época do Fluminense. Acompanhava, acho um jogador bem versátil. Um jogador que faz mais de uma posição, isso é importante para o treinador, ajuda. Fez um gol de falta né?! Vou ter que aguentar o Yago. Torci para bater na trave. Brincadeira. Fico muito feliz por ele. É uma liderança, um cara que tem o carinho do grupo”, disse o técnico. Além dos quatro jogadores, também balançaram as redes em 2024: Everaldo, Jean Lucas e Everton Ribeiro, com dois gols cada; além de Diego Rosa, Kanu, Aruba, Rafael Ratão e Rezende.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *