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Subúrbio Ferroviário: Crescimento, desenvolvimento e preparação para o futuro

.Em 28 de junho de 1860, marcando um marco histórico, foi inaugurada a primeira seção da ferrovia que conectava os bairros da Calçada e Paripe em Salvador.

A Avenida Afrânio Peixoto, mais conhecida como Avenida Suburbana, foi oficialmente inaugurada pelo Governador Luis Viana Filho em 07/11/1970.

Mas afinal, o que representa o Subúrbio Ferroviário?

O termo “Subúrbio Ferroviário” engloba elementos, identidades e intersubjetividades – principalmente o sistema ferroviário – compartilhados por habitantes de uma extensa área que se caracteriza pela complexidade da composição de vários territórios, congregando dezenas de bairros.

Com a introdução desses marcos, testemunhamos um notável crescimento nos 21 bairros do subúrbio ferroviário de Salvador. Atualmente, abriga uma população estimada em mais de 600 mil habitantes, representando mais de 24% da população soteropolitana. Destacam-se os bairros de Periperi e Paripe, que possuem um comércio abrangente, incluindo lojas âncoras e instituições bancárias, transformando esses locais em pontos de referência na busca constante por melhorias, tanto na área educacional quanto na área de saúde e mobilidade.

Os bairros que compõem o Subúrbio, segundo o IBGE, são: Alto da Terezinha, Alto do Cabrito, Calçada, Coutos, Fazenda Coutos, Itacaranha, Lobato, Nova Constituinte, Paripe, Periperi, Plataforma, Praia Grande, Rio Sena, Santa Luzia, São João do Cabrito, Tubarão, São Tomé, Praia Grande, Mirantes de Periperi, Colinas de Periperi, São João de Plataforma.

A linha férrea foi desativada, com a promessa de implementação de um novo modal mais rápido, conectando o terminal da França ao município de Simões Filho. Essa mudança será uma das maiores transformações na história do subúrbio ferroviário. Com a nova estação rodoviária e a expansão da linha do metrô até Águas Claras, surge a oportunidade de melhorar o acesso a esses modais. Projeta-se a duplicação da BA-528, conhecida como Estrada do Derba, como meio de ligação entre diversos bairros do subúrbio, proporcionando maior mobilidade, conforto e economia de tempo para a população.

Para os moradores que testemunharam a época em que o trem era a única ligação com a cidade, o Subúrbio Ferroviário hoje apresenta uma nova perspectiva de crescimento. Os mais jovens vislumbram um futuro com melhorias significativas, incluindo universidades, escolas, hospitais e uma mobilidade urbana aprimorada. Sem dúvida, isso contribui para que a população suburbana se sinta cada vez mais valorizada em todos os aspectos.

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