Vitória visita o Criciúma com o objetivo de vencer a quarta partida seguida na Série B
Líder isolado da Série B do Brasileiro, com 58 pontos, o Vitória inicia uma sequência de jogos contra times que também estão tentando conquistar o acesso à elite do futebol nacional. Dos oito duelos dessa reta final do campeonato, cinco adversários estão na briga por uma vaga na Série A.
O primeiro deles é o rival deste domingo (8). O rubro-negro enfrenta o Criciúma, às 18h, no estádio Heriberto Hülse. Com 48 pontos, a equipe catarinense não é uma ameaça real ao posto conquistado pelo time de Léo Condé, mas vai dar tudo que pode para se aproximar do G4.
O Criciúma vem de duas derrotas como visitante e vai tentar se reabilitar dentro de seus domínios, onde costuma fazer frente aos adversários. O time catarinense é o quinto melhor mandante da competição.
“Várias equipes passam por momentos de oscilação e o Criciúma está passando por esse momento agora, mas é um dos melhores mandantes, assim como nós e o Sport. Vai ser um jogo difícil. Se a gente trouxer um resultado positivo de lá, pode manter a distância em dez pontos ou abrir para 13. Aí fica quase impossível deles nos alcançarem”, afirmou o técnico Léo Condé.
Depois do Criciúma, o Vitória ainda vai enfrentar Guarani, Juventude, Novorizontino e Sport, adversários reais na luta pelo acesso. Também pegará o Vila Nova, com chances já remotas de subir, bem como o Sampaio Corrêa, que tenta se confirmar entre os times já sem pretensões no campeonato, e a Chapecoense, que quer sair da zona.
No caminho certo para confirmar o acesso, o rubro-negro tenta emplacar a quarta vitória seguida no campeonato. “Acho que a gente tem que jogar como vem jogando quase todos os jogos da competição. Jogar de forma equilibrada e entender os momentos do jogo. Pressionar um pouco mais o adversário, saber o momento de marcar mais baixo e explorar o contra-ataque”, prometeu Condé.
MUDANÇA
O Vitória deve ter apenas uma mudança no time. Recuperado da lesão na coxa, Railan retorna à lateral direita. Improvisado na posição na rodada passada, o zagueiro Yan Souto ficará como opção entre os reservas.
O atacante Mateus Gonçalves também está à disposição após se recuperar de contusão na panturrilha, mas deve começar no banco. Antes titular, ele viu a vaga ser ocupada por Iury Castilho e a tendência é que o trio de ataque com Osvaldo e Léo Gamalho seja mantido.
“A gente busca ter uma base e, de uma partida para outra, estudar o adversário e criar estratégias para o jogo sem trocar muitas peças. Às vezes uma ou duas peças é normal mudar por uma série de fatores. O que complica é ter que mudar muitas peças de um jogo para outro e acabar mexendo na estrutura. Nas últimas partidas a gente conseguiu repetir uma base, e isso contribuiu muito para vencer os últimos jogos”, finalizou o treinador.
Quem também vai integrar o banco de reservas é Giovanni Augusto. Após quase dois meses longe dos gramados, o meia está recuperado da fratura na costela e voltou a ser relacionado. Machucados, o lateral direito Zeca e o volante Matheus Trindade seguem como baixas.
O Vitória vai entrar em campo contra o Criciúma com Lucas Arcanjo, Railan, Camutanga, Wagner Leonardo e Edson Lucas; Dudu, Rodrigo Andrade e Matheusinho; Osvaldo, Léo Gamalho e Iury Castilho.
Correio