Prefeitura de Salvador abre inscrições para concurso de expressão literária para alunos da rede municipal
Estudantes das escolas municipais de Salvador podem se candidatar a partir desta segunda-feira (18) para participarem do 4º Concurso de Expressão Literária e Protagonismo Cidadão. A iniciativa, promovida pela Prefeitura através da Controladoria-Geral do Município (CGM), tem como público-alvo alunos do 8º e 9º anos, além das turmas convencionais de fluxo. As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de outubro, por meio do link: https://concursotransparencia.salvador.ba.gov.br/.
A expressão literária escolhida para o concurso são as tirinhas, com o tema: “Salvador transparente, a cidade da gente”. A ideia é fomentar a criação de histórias curtas e formadas por três ou quatro quadros – geralmente com utilização de bom humor e desfecho rápido da história apresentada.
Segundo o chefe de Controle Social da CGM, Paulo Cezar Oliveira, o certame faz parte das ações do Programa A Cidade Somos Nós, que promove o fomento da transparência e do controle social nas escolas municipais de Salvador realizado pela CGM em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed).
“O objetivo do certame é estimular o debate sobre cidadania, transparência e controle social como instrumentos que viabilizam a ação cidadã de acompanhamento das ações governamentais e do uso dos recursos públicos. O concurso incentiva os estudantes a pesquisar e aprender mais sobre a transparência e o controle social após as oficinas de conhecimento realizadas pela CGM nas escolas”, explica Paulo Cezar.
Ainda de acordo com ele, a iniciativa contribui também para a valorização do aluno e da comunidade escolar, agregando saberes e valores fundamentais para um exercício de cidadania ativa e consciente. “Este concurso é uma oportunidade de proporcionar aos alunos um espaço de construção do conhecimento, agregando valores e saberes fundamentais para para um exercício de cidadania ativa e consciente num ambiente democrático que disponibiliza dispositivos legais e tecnológicos para o acesso à informação pública e o controle social”, diz.
Fotos: Lucas Moura / Secom PMS