Câmara vai debater “Economia do Mar na Capital da Amazônia Azul”
Na próxima terça-feira (3), a Câmara Municipal de Salvador vai realizar uma sessão especial para debater o tema “Economia do Mar na Capital da Amazônia Azul”. De iniciativa do vereador Téo Senna (PSDB), a solenidade irá ocorrer às 19h, no Plenário Cosme de Farias, no Paço Municipal.
À frente da iniciativa estão a Comissão de Economia do Mar da Associação Comercial da Bahia (ECOMAR-ACB), o Comando do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), a Associação Náutica da Bahia (ANB), o Yacht Clube da Bahia e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), em parceria com empresas e instituições da área.
“Esta primeira sessão da Câmara inaugura uma série de encontros de autoridades, representantes do setor privado e da sociedade civil e importantes instituições para debater sobre o tema e propor soluções, com o desafio de garantir proteção e valorização do mar, nessa Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, de 2021 a 2030”, disse Téo Senna.
“Dos 693 km² da área total do município de Salvador, 343 km² estão em território seco e 350 km² no território molhado da Baía de Todos-os-Santos, segundo o IBGE”, informa Eduardo Athayde, diretor do WWI no Brasil e coordenador da Comissão de Economia do Mar da Associação Comercial da Bahia. “A Cidade do Salvador, berço da civilização brasileira, foi declarada, juntamente com a sua Baía Mãe, como Capital da Amazônia Azul, e assim está sendo divulgada internacionalmente”, completa Athayde.
Amazônia Azul é o nome usado pela Marinha do Brasil para definir a Zona Econômica Exclusiva de 200 milhas, que circunda toda costa brasileira, perfazendo uma área de 5,7 milhões de km².
Em 2014, a Baía de Todos-os-Santos foi declarada como Capital da Amazônia Azul, através da Carta da Baía, lançada pela Associação Comercial da Bahia e o Pacto Global da ONU, e firmada pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Ministério Público, Instituto Geográfico e Histórico e Associação Baiana de Imprensa.
A Bahia movimenta cerca de R$ 80 bilhões por ano na Economia do Mar, o que abrange todos os bens, produtos e serviços realizados no mar, incluindo atividades econômicas nas zonas costeiras que se servem do mar.
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: Visão Cidade)