Unidade de beneficiamento de mandioca melhora vida de agricultores familiares de Crisópolis
O Governo do Estado acaba de entregar mais uma unidade beneficiamento de mandioca requalificada para o avanço da mandiocultura na Bahia. A ação, realizada nesta sexta-feira (04/08), em Crisópolis, no território Litoral Norte e Agreste Baiano, tem investimentos acima de R$ 1 milhão por meio do projeto da Companhia de Desenvolvimento Regional (CAR), Bahia Produtiva, tanto na reforma da casa de farinha quanto na cozinha industrial totalmente equipada, para a produção dos derivados de mandioca.
Entre os equipamentos entregues na unidade estão o ralador automático, a prensa hidráulica, a extratora de fécula e o forno mecanizado. Tudo isso chega para ampliar a produção e a geração de emprego e renda na comunidade, segundo o presidente da Associação Comunitária dos Agricultores e Agricultoras Familiares Rurais de Barreiras e Adjacências, José Raimundo Fagundes. “Toda essa estrutura vai fazer a diferença na nossa vida, melhorando a renda familiar não só dos membros da Associação, mas de todos os moradores vizinhos, porque os compradores já estão vindo direto aqui na unidade comprar os produtos de uma forma mais justa para a gente”, informou.
Outro agricultor da Associação, Gilson de Almeida, ressalta que os investimentos impactam na geração de renda para toda a família. “Vai ser renda para a família, como um todo, porque as mulheres já estão focadas na produção da cozinha industrial. A nossa expectativa é produzir 10 toneladas de farinha por mês, além de iniciar a produção dos derivados da cozinha”, comentou.
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. Nesta Associação, a prestadora de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), contratada pelo projeto, foi a Cooperativa Agropecuária Mista da Região de Alagoinhas (Coopera).
Ascom