Evangelização

Discernimento Bíblico

“Ora, estes de Béreia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim”. (At 17:11)
Discernir significa: “perceber claramente”, “distinguir”, “diferenciar”, “discriminar”. Infelizmente em nossa cultura a palavra discriminação carrega uma forte conotação negativa, porque está associada a pessoas que fazem distinções injustas entre raças. Mas, discriminar é o sinônimo de discernir, ou seja, traçar uma linha entre o bem e o mal, o verdadeiro e o falso, o certo e o errado.
A necessidade do discernimento Bíblico é gritante diante das lutas diarias
Não podemos lançar mão de sermos criteriosos com tudo que vimos, ouvimos e fazemos.
O único referencial para julgarmos com eficiência as mensagens que nos rodeiam é justamente a palavra de Deus.
Ela não simplesmente nos convoca ao discernimento bíblico, ela nos ensina como fazê-lo.
O apóstolo Paulo, escrevendo à Igreja em Tessalônica nos ensina a como atender ao discernimento bíblico
“Julgai todas as coisas…”: (1 Ts 5:21-22).
Aqui o apóstolo Paulo está chamando a todos ao exercício do discernimento. Examinem todas as coisas tendo como referencial a palavra de Deus.
O mesmo discernimento cauteloso que Paulo exige de pastores e presbíteros (1Tm 4:6-7, 13,16; Tt 1:9), também é um dever de todo crente.
“…Retende o que é bom”: A palavra de Deus nos ensina a proteger a verdade e a lutar por ela. É papel de todo cristão não simplesmente proteger a verdade, mas também, atacar a mentira, falando a verdade em amor e firmeza (1 Tm 6:20; 2 Tm 1:13-14).
Ao discernirmos a verdade retemos o que é bom, e com isso, Deus é honrado e glorificado.
“…abstende-vos de toda forma de mal”: Uma grande benção para todo aquele que atende o chamado ao discernimento bíblico é a pureza na vida e a honra de Cristo.
Ao nos abster de toda forma de mal, progressivamente nos tornamos mais e mais semelhantes a Cristo.
Em resumo, tudo o que chega até nós, deve ser criteriosamente testado para verificar se está de acordo com a palavra de Deus.
Pois, como diz John MacArthur, nem tudo que reluz é ouro

Bispo Cleonicio Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *