Encontro discute empregabilidade e capacitação para pessoas com deficiência
A empregabilidade para pessoas com deficiência em Salvador foi o tema da primeira de uma série de oficinas, promovidas pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) dentro do processo de elaboração do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encontro ocorreu na última segunda-feira (10), na sede da instituição, no Comércio.
O evento reuniu representantes de órgãos municipais, a exemplo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), e da sociedade civil. Durante a oficina, Daiane Pina, diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD) da Sempre, explicou que o objetivo é “construir coletivamente os direitos das pessoas com deficiência e definir o que elas desejam que a cidade de Salvador inclua em seu plano de empregabilidade”.
Silvanete Brandão, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped), vinculado à Sempre, ressaltou a importância da oficina, classificando-a como uma das mais relevantes. “A empregabilidade e a capacitação são fundamentais para o desenvolvimento das pessoas com deficiência na sociedade”.
Plano colaborativo – O Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência está sendo elaborado em etapas, iniciando com um encontro realizado em abril deste ano. Posteriormente, foi disponibilizado um formulário virtual para a indicação dos eixos temáticos a serem abordados.
Após a conclusão da elaboração, estão previstas duas audiências públicas, a abertura de consulta pública do documento para a população, a avaliação das propostas pela Sempre e, por fim, a aprovação final. Uma vez concluído, o plano contribuirá para a ampliação das políticas públicas e garantirá os direitos das pessoas com deficiência no município de Salvador.
SECOM
Foto: Jefferson Peixoto/Secom