NotíciasSalvador

Autor do Hino da Bahia, capitão do batalhão tupinambá e outros: Prefeitura lança 4º episódio do podcast ‘Quem Fez o 2 de Julho’ 

Ladislau dos Santos Titara foi combatente, cronista das batalhas e autor do Hino ao 2 de Julho. Joaquim Eusébio de Santa Ana foi o capitão-mor das tropas de tupinambás da Vila de Abrantes. Antônio de Souza Lima organizou a resistência popular na Ilha de Itaparica. Você conhecia todos esses nomes, tão importantes para a Independência da Bahia? 

Tem mais: Corneteiro Luís Lopes e Tambor Soledade, os músicos que estão imortalizados nos quadros mais importantes do 2 de Julho; General Labatut, o francês que organizou as tropas baianas, sofreu um golpe dos comandados, foi preso e depois virou ídolo; Lord Cochrane, o escocês mercenário que foi determinante na Bahia, tomou um calote de Dom Pedro I e saqueou o Maranhão. 

São muitos os personagens mais ‘discretos’, digamos assim, da nossa liberdade. Se você não conhece nenhum deles, fique ‘de boa’: esse é o ponto de partida para o 4º episódio do podcast Quem Fez o 2 de Julho, produzido pela Prefeitura de Salvador em celebração aos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia. 

Conheça o escocês que tomou calote do Brasil, o general francês que foi preso e virou ídolo e muitos personagens no 4º episódio do podcast Quem Fez o 2 de Julho. 

No Spotify: https://open.spotify.com/show/0M8MM5Zawf4BcYcsExQMK2?si=652e7d0d04fe4375 

No primeiro capítulo, lançado na última sexta-feira (30), o tema foi o simbolismo do Caboclo e da Cabocla. No segundo, lançado na segunda-feira (3), conhecemos as histórias de Maria Felipa e de Joana Angélica. No terceiro, lançado na quarta-feira (5), abordamos a importância de Maria Quitéria e de João das Botas. 

A série em podcast terá quatro episódios, lançados no Spotify e em todas as demais plataformas de áudio, como Google Podcasts, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer, dentre outras. Além disso, será publicado também no YouTube. 

Todo o conteúdo do Quem Fez o 2 de Julho ficará hospedado nos sites da Prefeitura de Salvador. Além dos portais da Secom – https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/ – e da Agência de Notícias – http://agenciadenoticias.salvador.ba.gov.br/ -, o material será publicado no site Salvador da Bahia – https://www.salvadordabahia.com/ -, que é a grande vitrine para o mundo sobre a história da capital baiana e da própria Bahia. 

Foto: Betto Jr./Secom 

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *