Brasil goleia Guiné em amistoso contra racismo e vence pela 1ª vez após a Copa do Mundo
Recado dado
Em amistoso na Espanha pautado pelo combate ao racismo, o Brasil aplicou uma goleada sobre Guiné, por 4 a 1, neste sábado. Joelinton, Rodrygo, Éder Militão e Vinicius Junior marcaram para a Seleção, que conseguiu a primeira vitória depois da Copa do Mundo no Catar. Guirassy descontou.
Combate ao racismo
Em medida inédita em sua história, a Seleção jogou de preto pela primeira vez, uma das ações da CBF no combate ao racismo no futebol. O uniforme, que também trouxe um patch com o lema “com racismo não tem jogo”, foi utilizado durante o primeiro tempo. Os jogadores também se ajoelharam e se sentaram no gramado após o apito inicial, em forma de protesto.
Lamentável
Mesmo toda a pauta antirracista do amistoso não evitou uma confusão no estádio. Um amigo de infância e hoje assessor de Vinicius Junior disse ter sido vítima de racismo. Ele afirma que um segurança que trabalhava na arena mostrou uma banana a ele e falou: “Mãos para cima, essa é minha pistola para você”.
O cara
Vinicius Junior foi a figura central do amistoso. O jogo foi na Espanha, onde o atacante do Real Madrid sofreu variados ataques racistas de torcedores adversários ao longo da última temporada. Inclusive dentro da Seleção, ele se estabeleceu como voz ativa na luta contra o racismo, vestiu a camisa 10 e, dentro de campo, teve o esforço recompensado com o gol de pênalti no fim da partida.
Vem aí
O Brasil segue na Europa para mais um amistoso nesta Data Fifa. Será contra Senegal, na próxima terça-feira, no Estádio José Alvalade, do Sporting, em Lisboa, em Portugal. É o último compromisso antes das eliminatórias da Copa do Mundo, que começam em setembro.
GE