Falha humana é responsável por 90% dos sinistros de trânsito, revelam especialistas
No ranking das principais causas de acidentes fatais de trânsito no país, velocidade aparece como causa número um, seguida de ingestão de bebida alcoólica. Uso de celular enquanto dirige ficou em terceiro lugar. As informações foram apresentadas por especialistas durante o Seminário Estadual de Trânsito, promovido pelo Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito-Bahia), que ocorreu nesta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador.
O evento, que faz parte da programação em alusão ao Maio Amarelo, contou com especialistas de todo o Brasil. Anfitrião, o diretor-geral do departamento, Rodrigo Pimentel, falou da importância do debate sobre o tema e o que o cenário atual é de melhorias. “Para nós baianos, é muito gratificante reunir, nos 10 anos do Maio Amarelo, especialistas para debater o trânsito. Trago, em nome do Governo do Estado, a mensagem de que vamos continuar trabalhando com educação, fiscalização e normatização para alcançarmos um trânsito ainda mais seguro”, pontuou.
Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário de Administração (SAEB), Edelvino Góes, falou sobre a necessidade da inter-relação entre os agentes do trânsito. “Precisamos envolver, cada vez mais, a educação para transformação também no trânsito. É preciso promover mais atividades como essa para que órgãos, entidades, associações e a sociedade civil possam trabalhar em prol dessas políticas públicas”, enfatizou.
O seminário
As apresentações contaram com o mestre em Sociologia (UnB) e especialista em segurança no trânsito, Eduardo Biavati (RS) – com a palestra “Mobilidade sustentável e segurança no trânsito: o desafio sobre duas rodas”.
Do Distrito Federal (DF), o pós-doutor em segurança de trânsito, David Duarte Lima, apresentou “Como reduzir em 50% o número de mortos em cinco anos”. Entre os baianos, o advogado e presidente da comissão de trânsito da OAB-BA, Danilo Oliveira, que também é o fundador do IBDTrânsito falou sobre a importância do Maio Amarelo. O também pós-doutorando em difusão do conhecimento, educação para o trânsito e políticas públicas, Elísio Souza Melo, trouxe como temática “A conscienciologia e a educação para o trânsito”.
De forma lúdica, os participantes também assistiram a uma apresentação de performance teatral e esquete musical alusivas à responsabilidade no trânsito.
O seminário contou com o apoio da Fenasdetran, OAB-BA, ALBA, UPB e Abramet. Também participaram entidades e órgãos como a Secretaria de Segurança Pública – com a Polícia Militar (PM), a Secretaria de Turismo (SETUR), Polícia Rodoviária Federal, agentes de trânsito de diversos municípios e a sociedade. Deputados estaduais também estiveram presentes na mesa de debates.
10 anos Maio Amarelo
São 10 anos do movimento Maio Amarelo. Com o slogan “No trânsito, escolha a vida”, o Detran-BA realiza, em parceria com outros órgãos e com a sociedade civil, diversas atividades durante todo o mês de maio.
O departamento está com a campanha “Não seja um monstro no trânsito”. Na sede do órgão, palestras para os candidatos à primeira habilitação, além da distribuição de panfletos educativos.
Fonte: Ascom/Detran-BA
(Foto: Visão Cidade)