Vinte cidades baianas não iniciaram aplicação da vacina bivalente contra Covid-19; 200 mil imunizantes vencem em maio
Vinte cidades da Bahia ainda não iniciaram aplicação da vacina bivalente contra Covid-19, até esta terça-feira (28) – mais de um mês após o início da distribuição dos imunizantes no estado. A preocupação das autoridades é que 200 mil imunizantes vencem no início de maio.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), as cidades que ainda não vacinaram são:
- Ipupiara;
- Irajuba;
- Itaeté;
- Ituberá;
- Iuiu;
- Lafaiete Coutinho;
- Macarani;
- Malhada;
- Mansidão;
- Marcionílio Souza;
- Milagres;
- Mucuri;
- Novo Triunfo;
- Pé de Serra;
- Pilão Arcado;
- Planaltino;
- Santa Teresinha;
- São Miguel das Matas;
- Saubara;
- Varzedo.
Mais de um milhão de doses da vacina bivalente foram distribuídas em 23 de fevereiro deste ano, mas apenas 30% foram aplicadas no estado, como explica a coordenadora estadual de imunização, Vânia Rebouças.
“Até o momento, aproximadamente 300 mil baianos foram vacinados. Alguns municípios ainda não lançaram sequer uma dose no sistemas oficiais de informação e, de fato, isso nos preocupa. Além disso, os municípios estão informando uma baixa adesão da população”.
“É bom lembrar que mais de quatro milhões de baianos são público elegível, para realmente receber essa dose de reforço da bivalente, mas até o momento somente aproximadamente 300 mil se vacinaram, ou seja: existe uma baixa procura na grande maioria dos municípios baianos”.
Para tentar contornar a situação da baixa procura, a coordenadora explicou que algumas cidades criaram seus próprios métodos de vacinação.
(G1 Bahia)
(Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom-AB)