Seminário discute situação de creches e escolas comunitárias
O Centro de Cultura da Câmara Municipal sediou, ontem (16) e hoje (17), o 1º Seminário de Creches e Escolas de Salvador. A atividade, presidida pelo vereador Maurício Trindade (PP), teve também como objetivo qualificar os administradores de creches e escolas comunitárias da cidade.
Ao abrir a atividade, Maurício Trindade deu as boas-vindas e apresentou a programação e os palestrantes, entre eles o ex-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador, Renildo Barbosa, que falou sobre a importância do evento e sobre “os avanços do 3º setor e da parceria do poder público para o sucesso desse trabalho tão importante para nossa sociedade”.
Graziane de Jesus, representante da Conder, falou sobre a atuação do órgão dentro da estruturação dos convênios entre as creches e escolas do município e do estado, burocracias e critérios para que as entidades possam participar desta parceria e também as obras que a Conder realiza em Salvador e em todo estado da Bahia.
Na sua palestra, o vereador Maurício Trindade falou sobre a importância dos convênios para a educação e assistência à população mais carente da cidade, os avanços e a quantidade de vagas necessárias em creches e escolas na cidade. “Em algumas, a fila de espera passa de 120”, disse Trindade, reforçando os prejuízos dessa falta de inserção na educação.
“Essas crianças que ainda não conseguiram vagas sofrem porque não têm alternativa. Ficam nas ruas, em casa ou na casa de parentes expostas à violência da programação das televisões. Você liga a televisão e é só crime, as músicas sem nenhum conteúdo. Eu mesmo não assisto a televisão, só vejo a TV Câmara de Salvador. Temos realmente um excelente conteúdo”, observou Maurício Trindade.
O vereador também destacou o bom relacionamento com outros órgãos do governo, especialmente a Conder, que, além de construir escolas, ruas, creches, hospitais, tem permitido melhorias na vida de cidadãos e cidadãs. “Inspirados nesse trabalho, precisamos construir uma nova Salvador”, disse.
Saúde
Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Maurício Trindade falou ainda sobre a realidade das UPAs e a importância da mudança da legislação em relação ao planejamento familiar. Também lembrou do tempo de cirurgião e do trabalho como médico nos bairros periféricos de Salvador.
Encerrou a sua participação ressaltando que “é fundamental o cuidado com as entidades que já têm convênio com o município e o quanto é necessário ampliar esse número por causa da carência”.
Câmara Municipal de Salvador