Saúde promove ações de educação e mobilização social em escolas durante o Carnaval
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde (DVIS) e do Setor de Educação e Mobilização Social em Zoonoses (SEMOB/CCZ), promove uma série de ações voltadas para as crianças em escolas municipais localizadas nos arredores da folia durante todo o Carnaval. A iniciativaacontece em parceria com a Secretaria de Proteção à Mulher, Infância e Juventude (SPMIJ).
Como parte das estratégias da SMS voltadas à cultura da prevenção, as atividades trabalham temas que envolvem o controle de zoonoses, das arboviroses e de animais peçonhentos por meio de orientações lúdicas com a utilização de jogos, brincadeiras, pintura e colagem.
Desta sexta-feira (17) até a próxima terça-feira (21), os estudantes de três unidades de ensino da rede municipal participam das aulas interativas sobre o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela; leptospirose; raiva animal e esporotricose; achatina fulica; esquistossomose; pombos; e outros temas a exemplo de escorpiões; lagartas; aranhas e abelhas. Os alunos também são orientados sobre outras doenças e situações como leptospirose, esquistossomose, doença de Chagas e descarte irregular de lixo e entulho. A ação acontece nas escolas municipais Oswaldo Cruz, no Rio Vermelho; Casa da Amizade, em Ondina; e Hildete Lomant, no Garcia.
As atividades de educação em saúde são supervisionadas pelo enfermeiro e pedagogo da SMS, Pericles Pires Filho, chefe do SEMOB/CCZ. O profissional destaca que o aprendizado proporcionado com a iniciativa pode fazer a diferença, já que as crianças aplicam os conhecimentos em suas casas e também nos momentos da folia voltados para o público infantil. “É parte da nossa missão mobilizarmos, educarmos e orientarmos as crianças para que possam adquirir esses conhecimentos já na infância e, assim, criar hábitos desde pequenas para que no futuro se tornem adultos mais
conscientes para questões com o meio ambiente, preservação ambiental e os cuidados com a comunidade”, explicou.
Professora de formação, a vice-prefeita de Salvador e secretária municipal da saúde, Ana Paula Matos, ressalta a relevância da iniciativa no período do Carnaval. Conforme a gestora, a educação em saúde na infância é de suma importância para que as crianças desenvolvam no pensamento e na prática a cultura da prevenção às diversas doenças e infecções.
“Só é possível construirmos uma sociedade mais consciente e unida em prol do cuidado com a vida, por meio da educação das nossas crianças. Educar em saúde é preparar essas crianças para que se tornem adultos com práticas conscientes, quer seja em períodos de grandes festividades, a exemplo do Carnaval, ou fora deles. O aprendizado e o conhecimento proporcionados por iniciativas como essas ficam para sempre. E é isso que estamos fazendo: ensinando, desenvolvendo e despertando nas crianças de hoje, a consciência necessária para que se tornem adultos que fazem
a diferença no futuro”, comentou.
Fotos: Divulgação
SECOM