Fabíola Mansur toma posse para um novo mandato
A sala da presidência da Assembleia Legislativa ficou pequena para os parlamentares, lideranças políticas, assessores e amigos que prestigiaram, nesta segunda-feira (13), a posse da deputada Fabíola Mansur (PSB), que retorna em decorrência da indicação do deputado Angelo Almeida (PSB) para assumir a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), a convite do governador Jerônimo Rodrigues. “Chegou-se a este acordo que traz de volta para nossa Casa uma das deputadas mais atuantes, mais preparadas, sendo uma alegria estar empossando Fabíola, que tem presença marcante nas lutas da bancada feminina”, declarou o presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes.
No seu pronunciamento, a socialista lembrou da morte do pai, coronel Demócrito Mansur, falecido em janeiro deste ano, mas que se encontrava doente desde a época da campanha eleitoral, e agradeceu à sua equipe de trabalho “que sofreu com a perda do mandato, mas hoje está feliz com o retorno”. Fabíola mencionou também a articulação da deputada federal Lídice da Mata, presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro, e do líder do Governo, deputado Rosemberg Pinto(PT), que atuaram decisivamente na sua recondução. Ela elogiou ainda a postura do chefe do Parlamento baiano, garantindo que dele sempre teve apoio, “um presidente que diz o que pensa, é objetivo, porém justo e cumpridor de palavra”.
Para a ex-presidente da Comissão de Educação e Cultura, a Bahia pode contar com suas lutas em prol da saúde, da educação, da cultura e na defesa de questões como o feminicídio e a autonomia das mulheres. “Depois do carnaval, vamos começar a ir para Brasília. Temos o ministro Rui Costa, homem importante no comando da Casa Civil do Governo Lula, além da ministra da Cultura, Margareth Menezes, para trazer emendas e convênios para os nossos municípios”, afirmou.
Foi uma cerimônia bastante concorrida, onde deputados de diferentes segmentos ideológicos enalteceram a atuação da parlamentar, que no pleito de outubro passado obteve 58.064 votos dos eleitores, ficando na primeira suplência. Ivana Bastos, líder do PSD, salientou que inicia esta semana com muita alegria, pois “Fabíola sempre foi uma mulher atuante, forte e que fez a diferença aqui na Assembleia, sendo premiada como destaque parlamentar por diversas vezes. Ganha a Bahia e os municípios que representa, podendo fazer novamente um trabalho brilhante”.
DEPOIMENTOS
Liderando nesta 20ª Legislatura a bancada do PT, a deputada Fátima Nunes considera que “Fabíola é de garra, de guerra, uma deputada em busca constante dos direitos para o povo trabalhador. Nada mais do que justo ela assumir esta cadeira, mais uma mulher corajosa para valorizar nossa bancada feminina”. As petistas Neusa Cadore (PT) e Maria del Carmen (PT), nova presidente da Comissão de Constituição e Justiça, exaltaram o reconhecimento do trabalho da socialista e destacaram que esta segunda-feira é dia de celebração pela presença de uma deputada muito qualificada, sendo muito bom para o Estado e mais ainda para o Governo Jerônimo Rodrigues, pelas grandes contribuições que pode dar.
Na presença do vice-prefeito de Ilhéus e suplente do senador Jaques Wagner, Bebeto Galvão, a deputada federal Lídice da Mata ressaltou que Fabíola é uma mulher “intrépida” e a agremiação que dirige se sente muito satisfeita em ter a médica oftalmologista em seus quadros. “Este mandato é necessário para as mulheres baianas, que terão uma parlamentar aguerrida na luta da saúde, da educação, dos servidores públicos, das pessoas com deficiência, do emprego, enfim, no desenvolvimento da Bahia como um todo”, resumiu a ex-prefeita de Salvador.
Dois deputados da oposição participaram da posse, apontando a importância da legisladora. “Ficamos tristes com o resultado, não tendo a colega aqui na Casa num primeiro instante, mas graças a Deus houve esta movimentação. Em nome do nosso líder, o deputado Alan Sanches (UB), damos as boas-vindas, apesar das divergências, para trabalharmos pela Bahia”, acrescentou o deputado Samuel Junior, do Republicanos. Jurailton Santos, do mesmo partido, afirmou que “o Parlamento não poderia ficar sem Fabíola, uma deputada que ele viu trabalhar, pois acompanhou de perto todo o seu esforço e dedicação para bem conduzir o Colegiado da Educação”.
O deputado Rosemberg Pinto reafirmou a necessidade de dar visibilidade ao ato de posse por reconhecer a relevância da deputada Fabíola Mansur. Para o petista, a socialista foi muito importante na defesa dos interesses da cidadania, bem como pela sua atuação à frente do Colegiado da Educação. ” A assunção para este novo mandato é um ganho para a Casa Legislativa. É lógico que a gente perde momentaneamente Ângelo Almeida, mas o seu papel como mulher e parlamentar de destaque é um orgulho para todos nós. Você é imprescindível para desempenharmos um papel brilhante”, definiu o deputado que lidera a bancada do Governo, sendo aplaudido por todos.
ALBA