Cúpula de segurança pública faz avaliação positiva da festa
No Observatório da Câmara, no Campo Grande, ao lado do presidente do Legislativo Municipal, vereador Carlos Muniz (PTB), o vice-governador Geraldo Júnior reuniu a cúpula da segurança pública do estado, nesta terça-feira (21). Na oportunidade, o coordenador-geral do Carnaval da Bahia fez um balanço positivo da ação da Secretaria de Segurança do Estado da Bahia (SSP-BA), Polícia Civil, Militar e Bombeiros.
O presidente Carlos Muniz reforçou a excelência da polícia baiana para atuar em eventos de grandes proporções como o Carnaval de Salvador.
“Só os policiais da Bahia para fazerem uma festa tão segura e bonita como essa. Quero parabenizar toda cúpula da segurança pública do estado e dizer que a Câmara também está à disposição como Observatório da Festa para ajudar em tudo que for necessário para aperfeiçoar esse grande evento no próximo ano.”, disse Muniz.
Para o presidente, além das observações de todos os atores envolvidos na folia, é importante ouvir os trabalhadores e a população. “Temos que ouvir o povo para saber o que melhorar. Se nós os ouvirmos saberemos como melhorar a segurança pública, transporte, ambulantes. Se fizermos esse exercício a festa só tem a melhorar”, pontuou Carlos Muniz.
“Os números são muito positivos e mostram que esse é o Carnaval da paz. Vim aqui hoje prestigiar os colegas vereadores e também comemorar o melhor Carnaval da nossa história”, disse Geraldo Júnior, destacando a atuação de todos os órgãos da segurança pública na festa. “Vamos agora repensar o Carnaval para 2024 e começar a planejar o São João da Bahia”, afirmou o coordenador da festa.
Presente na visita, o secretário de Segurança Pública do Estado, Marcelo Werner, também demonstrou satisfação com o trabalho deste ano. “Tivemos um investimento grande em tecnologia e capacitação dos policiais, então, apesar de ser o maior Carnaval de todos os tempos também em público, a gente diminuiu todos os números. Diminuímos em 25% os crimes contra o patrimônio e em cerca de 50% as lesões corporais, por exemplo”, destacou o secretário.
O secretário ressaltou que o investimento em tecnologia rendeu bons frutos. “É importante destacar a expertise dos nossos policiais e também o uso das câmeras de reconhecimento facial, que permitiram a prisão de 52 foragidos e o novo sistema de rádio integrado que otimiza a ação das guarnições”, disse.
O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Coutinho, ressaltou que o resultado positivo da segurança é fruto de “um planejamento de um ano que executado por todos os órgãos de segurança pública em conjunto, sobretudo, a Polícia Militar”.
“Colocamos 22 mil homens a serviço da segurança do folião. Estou muito feliz com o resultado desse trabalho. Temos uma redução de 50% das ocorrências de lesão corporal e isso é fundamental para que gosta de Carnaval”, afirmou.
Coutinho também destacou o feedback positivo que tem recebido da população em relação à atuação dos policiais na festa, destacada como cordial, efetiva e solícita.
“Isso é fruto de um trabalho institucional que temos feito, mostrando ao policial que a presença dele é muito mais importante do que a truculência. Eu fico muito feliz com o retorno que a sociedade está dando. Essa é a PM que acreditamos, rumo aos 200 anos”, pontuou o coronel. A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, também participou da visita.
CMS