Comissão de Transporte vai debater VLT e CSN
A Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais da Câmara definiu, em reunião, que realizará audiências públicas para tratar do VLT do Subúrbio Ferroviário e da Concessionária Salvador Norte (CSN). A informação foi dada pelo presidente do colegiado, vereador Tiago Ferreira (PT), no Pinga-Fogo, durante a 6ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, na tarde desta terça-feira (28). Os trabalhos foram conduzidos pelo 1º secretário da Câmara, vereador Isnard Araújo (PL).
Ainda no Pinga-Fogo, pela bancada de oposição, o vereador Sílvio Humberto (PSB) retomou o debate sobre o Carnaval de Salvador, defendendo os ambulantes que trabalharam na festa. O parlamentar voltou a criticar a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), por causa das filas de cadastramento, e frisou que “o problema vivido pelos ambulantes é político”.
Pela bancada de governo, o vereador Anderson Ninho (PDT) parabenizou o prefeito Bruno Reis por construir arenas esportivas e culturais nos bairros de Salvador. Ele disse que orçamentos estão sendo feitos para a construção de arenas em Pau da Lima e São Marcos.
O “péssimo serviço prestado pela Internacional Travessias”, que cuida da travessia Salvador-Itaparica por ferries, foi registrado pelo vereador Duda Sanches (União). Ele frisou que “a concessionária não cumpre a sua função” e pediu providências para “acabar com os decasos”. A morte de um jovem, que pulou de um ferrie, sustentou a fala de Duda.
O bloco independente foi representado pelo vereador Sidninho (Podemos). Ele destacou a importância da Comissão de Defesa do Contribuinte, apontada como “fundamental para tratar das demandas dos contribuintes, facilitando o intercâmbio com o Executivo”.
Representações partidárias
No tempo dedicado às representações partidárias, pela oposição, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) defendeu os trabalhadores do setor de supermercados. A sua colega Laina Crisóstomo (PSOL) defendeu a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para tratar do transporte público de Salvador.
No tempo do PT, a vereadora Marta Rodrigues ressaltou a volta do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), nesta terça-feira (28), pela manhã, em Brasília, pelo presidente Lula da Silva. “A Câmara está inserida na pauta segurança alimentar”, afirmou.
Pelo governo, a vereadora Débora Santana (Avante) pediu a aprovação do seu Projeto de Indicação nº 224/22, que propõe a criação de um Centro de Atenção do Homem. “Não temos em Salvador nenhum centro de referência para tratar da saúde do homem”, informou Débora.
Encerrando os pronunciamentos, o vereador Claudio Tinoco (União) fez duras críticas à Embasa em razão dos buracos causados por vazamentos nas tubulações de água da empresa e por causa da poluição, com esgoto, de mais de 12 praias, ficando impróprias para o banho. Na sua avaliação, “a falta de investimento” é a causa de todos os problemas.
Câmara Municipal de Salvador