Ações do Outubro Rosa beneficiam assistidas pelo CER II na quarta (26)
A equipe multiprofissional do Centro Especializado em Reabilitação II da Apae Salvador e Prefeitura, em parceria com a Unidade de Saúde da Família (USF) da comunidade do Congo, promovem, nesta quarta-feira (26), das 9h às 16h, a ação “Apae e você especial, juntos nessa luta!”. O público-alvo é formado por mulheres a partir de 25 anos, dentro da campanha de conscientização do público feminino e toda a sociedade sobre a prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero, durante o Outubro Rosa.
A programação acontece no Subúrbio 360, em Coutos, compartilhando informações acerca da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. É importante salientar que a descoberta do câncer em fase inicial assegura a cura em quase 100 por cento dos casos, além de contribuir para a redução no nível de mortalidade.
Para ter acesso aos serviços, é necessário levar a carteira de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A programação terá início com uma palestra sobre saúde da mulher. Na sequência, estão previstos consultas ginecológicas, exame preventivo, serviços de aferição de pressão arterial e testes rápidos (hepatite/sífilis /HIV).
De acordo com a coordenadora técnica Irlane Leite, a saúde da mulher é um tema que precisa de amplo debate. “É fundamental promover ações para prevenção e manutenção da saúde feminina”, destaca, lembrando que a atividade é gratuita e destinada aos pacientes do centro, incluindo familiares e cuidadores, além de profissionais e usuários do Subúrbio 360.
Funcionamento – O Centro Especializado em Reabilitação (CER II) funciona na estrutura do Subúrbio 360 e atende, atualmente, 409 pacientes. A unidade é especializada no atendimento a pessoas com deficiência física e intelectual. É gerido pela Apae Salvador e os serviços oferecidos contam com o suporte de uma equipe multiprofissional, de atuação interdisciplinar, a partir das necessidades de cada indivíduo.
Os atendimentos são gratuitos e incluem ações de estimulação precoce (0 a 3 anos e 11 meses), programa de acompanhamento e intervenção para recém-nascidos de risco, ou com alguma deficiência; reabilitação infantil (4 a 17 anos) e de adulto; e acompanhamento clínico-terapêutico com equipe multidisciplinar, atuando na prevenção e no tratamento de indivíduos acometidos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e de doenças adquiridas. O centro tem ainda aulas de esporte adaptado inclusivo e serviços de concessão de órteses, próteses e materiais especiais.
Terapias – No local também são ofertadas oficinas terapêuticas, que são espaços de interação e socialização com objetivo de inserir o paciente em um contexto social, por meio de atividades que promovam a expressão de sentimentos e vivências, estímulos cognitivos e comportamentais. O CER II oferece ainda o programa de assistência aos ostomizados, que tem por objetivo prestar assistência, através de equipe multidisciplinar, acolhendo, informando, treinando, orientando e auxiliando o paciente e sua família, no processo de elaboração, aceitação e reabilitação.
SECOM
Foto: Jefferson Peixoto/Secom