NotíciasSalvador

Espaços Boca de Brasa recebem sessões de cinema movido a energia solar

Com o apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), o Circuito Meta do Cine Solar chega à capital baiana, com atividades culturais para a população. Com a proposta de levar a magia do cinema movido a energia solar, a 6º edição do CineSolar exibe curtas-metragens brasileiros e o filme “Cine Holliúdy”, nos Espaços Boca de Brasa CEU Valéria (Conjunto Lagoa da Paixão), neste sábado (9), e Cajazeiras (Avenida Engenheiro Raymundo Carlos Nery, 413), no domingo (10), sempre a partir das 18h.

Viabilizadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, as sessões têm entrada gratuita e distribuição de pipoca. Durante as apresentações, realizadas pela Brazucah Produções e Ministério do Turismo, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega o cinema. 

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. O equipamento funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também possui 110 cadeiras e banquetas para o público e sistema de som e projeção.

Democratizar a cultura – Além disso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O CineSolar também funciona como uma sala de aula, onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade, como laser e bola de plasma – são uma atração à parte, que encantam pessoas de todas as idades.

“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas. O Circuito Meta segue até o final do ano com 94 sessões, em 40 municípios de 12 estados brasileiros.

SECOM

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *