Com as contas atrasadas? Veja 7 dicas para renegociar suas dívidas
A vida do adulto não é fácil, ainda mais a financeira em meio a pagamentos de conta de luz, água e cartão de crédito, pode ser natural deixar alguma conta passar. A final, quem nunca esqueceu de pagar uma conta que atire o primeiro boleto.
Seja por condições financeiras ou esquecimento o importante é não deixar acumular, mas o que fazer com a conta atrasada? Veja 7 dicas da Serasa de como renegociar suas dívidas.
1. Organização financeira
O primeiro passo é a organização. Faça uma planilha ou anote em um caderninho todos os gastos para ter uma visibilidade maior do orçamento.
2. Fluxo de caixa
Faça um fluxo de caixa com o dinheiro que entra por mês e separe por finalidade cada parte desse valor (contas fixas, lazer, educação etc.).
3. Corte no orçamento
Na falta de um fluxo de caixa consistente, avalie quais gastos podem ser cortados do orçamento.
4. Prioridade
Organize as contas por prioridade. As que tiverem juros mais altos devem ser pagas primeiro.
5. Linhas de crédito
Após entender qual valor de que você poderá dispor mensalmente para pagar suas contas, verifique nas instituições financeiras se você possui linhas de crédito com juros menores.
6. Acordo parcelado
No caso de acordo parcelado, lembre-se de pagar em dia todas as parcelas, para evitar que o nome fique sujo novamente.
7. Estratégia de negociação
Defina uma estratégia de negociação: Antes de fazer a negociação com o credor, pense nos argumentos que irá apresentar. E leve todos os documentos que vão comprovar sua capacidade de pagamento.
Chegou o dia da renegociação, o que devo perguntar?
- Qual será o desconto em percentual sobre a dívida total?
- Se pagar à vista, posso ter um desconto maior?
- Se parcelar, quais serão os juros?
- Depois de pagar, em quanto tempo terei minha situação regularizada na Serasa?
- Quando pagar, vou receber uma carta de quitação?
Confira abaixo como checar gratuitamente se está com nome sujo.
Para as consultas por site ou aplicativos, é necessário um cadastro prévio.
Serasa
- Pelo site da Serasa;
- Pelo aplicativo para celular – disponível para download na Google Play e na Apple Store;
- Por telefone, pelo número 0800 591 1222.
Boa Vista SCPC
- Pelo site do Boa Vista SCPC;
- Pelo aplicativo para celular – disponível para download na Google Play e na Apple Store.
SPC Brasil
- Pelo site do SPC Brasil;
- Pelo aplicativo para celular – disponível para download na Google Play e na Apple Store.
Como limpar o nome?
Com o nome incluído em um cadastro de proteção ao crédito, o consumidor dificilmente conseguirá ter acesso a crédito no mercado. Portanto, uma vez com o nome sujo, é preciso regularizar a situação.
A primeira coisa a fazer é checar se a dívida é devida — se foi feito negócio com a empresa que negativou o nome ou se o pagamento, de fato, não foi efetuado.
Se a pessoa não fez nenhum contrato de acordo com a empresa que enviou seu CPF para o cadastro de restrição ao crédito, são grandes as chances de que ela tenha sido vítima de uma fraude, ou seja, alguém utilizou seus dados para ter acesso a crédito no mercado.
Neste caso, é preciso entrar em contato com a empresa para informar o ocorrido e solicitar a exclusão do cadastro. O consumidor também pode acionar órgãos de defesa ao consumidor, bem como entrar em contato diretamente com a gestora do banco de dados.
Ela também pode ingressar com uma ação judicial para pedir a regularização de seu cadastro e cobrar indenização por dano moral
Se a pessoa de fato fez negócio com a empresa responsável pela restrição de seu nome ao crédito, mas não reconhece a dívida por já tê-la pago, terá que comprovar o pagamento do débito. Para isso, deverá entrar em contato com a empresa, comunicar o pagamento e solicitar a exclusão de seu nome.
Quando a pessoa reconhece a dívida, no entanto, precisa negociar. Em caso de parcelamento da dívida, a retirada do CPF do cadastro deve ser feito logo após o pagamento da primeira parcela.
(G1)
(Foto: internet)