Pacientes com autismo participam de programação especial no Subúrbio 360
Em alusão ao Dia Internacional da Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, o Centro Especializado em Reabilitação – CER II, administrado em parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Apae Salvador, promoveu encontro entre pais e crianças e adolescente com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), assistidos na unidade, localizada no Subúrbio 360, em Coutos. Na manhã desta quarta-feira (6), 112 pacientes, acompanhados dos familiares, participaram da ação comemorativa, que envolveu compartilhamento de vivência, roda de conversa e entretenimento.
A atividade ocorreu na quadra poliesportiva do Complexo do Subúrbio 360. A programação contou com a recepção das famílias, apresentação musical, depoimentos e roda de conversa, recreação para as crianças, entrega de presentes, além de momentos de interação entre pais e filhos. Participaram da ação, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
A coordenadora técnica do CER II, Irlane Leite, destacou que a iniciativa visa integrar a sociedade, saúde, educação e família. “Essa ação faz parte de uma parceria muito importante entre a Apae Salvador e a SMS. Reconhecemos que o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é especial, por isso promovemos um encontro com os pacientes assistidos, a fim de levar um momento legal para essas crianças e familiares. Entendemos que é um movimento importante de reconhecimento à luta dessas pessoas. Infelizmente, a sociedade ainda desconhece o que é o Transtorno do Espectro Autista, então atividades como essas dão visibilidade, desmistifica e acolhe esse público”.
Orgulho – Com uma linda apresentação de violino, João Pedro dos Santos, de 14 anos, realizou a abertura do evento. Diagnosticado com TEA, o estudante falou sobre a alegria de se apresentar para os colegas de tratamento. “Para mim, esse é um local muito especial para mim. Estar aqui hoje, tocando, cantando e me divertindo é muito importante. Consigo ver o orgulho dos profissionais e principalmente da minha família”.
Cheia de orgulho, a mãe de João Pedro, a dona de casa Agda Rodrigues, ressaltou a importância de celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. “O desenvolvimento dele é nítido. No aspecto social e afetivo é claro que o tratamento tem sido muito importante. Então, há motivos de comemoração, com certeza. O acompanhamento adequado tem feito uma grande diferença na vida do meu filho, e estar hoje aqui, vendo ele se apresentar de maneira tão linda, realmente me emociona. É um dia de muita felicidade”.
Mãe do pequeno João Miguel de Oliveira, de 3 anos, a dona de casa Leane dos Santos, de 25 anos, disse que a mudança na rotina, propiciada pela comemoração, é importante para a evolução social e cognitiva do filho. “Ajuda bastante porque no dia a dia, com as mesmas tarefas, ele fica agitado, chorando, e aqui ele se distrai, brinca e se diverte. Infelizmente, a gente não tem condições de levar para ambientes de lazer sempre, e hoje, ele está tendo acesso de forma gratuita. Além de estar muito feliz, com certeza, essa socialização contribui muito para a eficácia do tratamento dele”.
Trabalho desenvolvido – O Centro Especializado em Reabilitação CER II integra o Complexo do Subúrbio 360, e as ações de saúde são dirigidas aos pacientes ali assistidos. A equipe multidisciplinar desenvolve ações ao longo do ano, com objetivo de alcançar a melhora progressiva da criança e adolescente com TEA, através de atividades que estimulem a capacidade cognitiva, social, adaptativa, comunicativa e sensoriais, para melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência. Atualmente, 50% dos pacientes com deficiência intelectual têm o diagnóstico de autismo.
SECOM
Foto: Jefferson Peixoto/Secom