Tecnologia

Por que a queda de usuários ativos causou tombo histórico no Facebook

A Meta, controladora do Facebook, viu suas ações despencarem na quinta-feira (3) após divulgar pela primeira vez em sua história uma redução no número de usuários ativos diários.

Afinal, por que esse dado importa tanto? O que é um usuário ativo diário? O termo é usado para dar uma ideia de qual é o engajamento das pessoas cadastradas em uma determinada plataforma.

No caso do Facebook, “usuário ativo diário” é a pessoa que tem cadastro e visita em um determinado dia o site ou aplicativo da plataforma ou do Messenger enquanto está logada. Para chegar ao número trimestral, a empresa faz uma média de usuários diários no período.

Foi neste o número em que o Facebook teve uma queda: o serviço perdeu cerca de 500 mil usuários ativos diários no último trimestre de 2021, fechando o ano com média de 1,929 bilhão de usuários por dia.

Em relação ao terceiro trimestre de 2021, a empresa teve mais prejuízo no número de usuários ativos diários na África e na América Latina, enquanto registrou uma queda menos expressiva nos EUA e no Canadá. Por outro lado, houve crescimento na Europa e na região Ásia-Pacífico.

Segundo Jennie Li, estrategista de ações da XP Investimentos, a queda no número de usuários diários do Facebook está entre os pontos que mais chamam a atenção de investidores, ainda que a Meta também tenha projetado uma receita menor que o esperado para 2022.

“É um dos grandes que fatores que preocupa: saber se essa base de usuários vai crescer daqui para frente”, disse a analista.

A avaliação é de que a atenção dos usuários está sendo disputada por cada vez mais plataformas. O próprio Facebook admitiu para investidores que o TikTok é um dos concorrentes que tem impactado seus negócios.

“Há cada vez mais conteúdo, mais aplicativos, e todo mundo está competindo pelo tempo dos usuários. O Facebook parece que está desacelerando e corre risco de perder um pouquinho de espaço”, apontou.
Crescimento em outros critérios
Em seu balanço, a plataforma também exibe o número de usuários ativos mensais. O termo se refere à quantidade de pessoas cadastradas que acessou o site ou aplicativo do Facebook ou Messenger pelo menos uma vez nos 30 dias anteriores enquanto estavam logadas.

Nesse quesito, o Facebook continua crescendo: entre o terceiro e o quarto trimestre de 2021, o número de usuários ativos mensais da rede social passou de 2,910 bilhões para 2,912 bilhões.

A empresa informa ainda o total de usuários que estão em pelo menos um de seus quatro aplicativos (Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp). Este dado, inclusive, aparece com mais destaque nos resultados financeiros do que os números exclusivos do Facebook.

A família de apps da Meta passou de 2,18 bilhões para 2,82 bilhões de usuários diários ativos do terceiro para o quarto trimestre de 2021. No período, o número de usuários ativos mensais cresceu de 3,58 bilhões para 3,59 bilhões.

Tombo teve mais fatores

Um dos motivos para a queda de mais de US$ 200 bilhões no valor de mercado da Meta em um dia é a projeção da empresa para uma receita menor do que o esperado por especialistas.

Segundo a Meta, o faturamento de janeiro a março ficará entre US$ 27 bilhões e US$ 29 bilhões. Analistas esperavam faturamento de US$ 30,15 bilhões, segundo dados da consultoria Refinitiv.

Uma mudança em uma política de privacidade da Apple para o iOS, que, na avaliação do Facebook, deve diminuir sua receita com anúncios também contribuiu para a redução no valor da empresa.

“Também há preocupações sobre para onde vai o metaverso, sendo que a empresa teve US$ 10 bilhões em perdas em um ano com ele. O mercado está questionando um pouco para onde vai isso, se terá crescimento ou não”, avalia Jennie.

(G1)

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