Entenda o que é: voto australiano, voto colorido e voto secreto
Voto australiano é o voto com a utilização de cabine, para garantir maior privacidade à eleitora e ao eleitor. É assim chamado porque foi utilizado pela primeira vez na Austrália, em 1857, de acordo com informações do Glossário Eleitoral Brasileiro. Para acessar esse e outros termos, basta acessar a pesquisa no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Já o voto colorido é o que utiliza cédulas de cores diferentes para cada candidato ou partido. No Brasil, foi instituído pela Lei nº 4.109, de 27 de julho de 1962, mas não chegou a ser aplicado.
Com mais de 300 verbetes, o Glossário também traz a definição de voto secreto, que é o que ocorre mediante escrutínio. O voto secreto não pode ser conhecido por terceiros, uma vez que é a garantia de que apenas o eleitor saiba quem escolheu naquele pleito. Essa é a forma que a Constituição Federal encontrou para evitar pressão sobre os eleitores para que o voto expresse de fato a vontade do eleitor.
O serviço
O Glossário Eleitoral Brasileiro é uma valiosa ferramenta digital, em que é possível pesquisar conceitos e saber detalhes sobre o desenvolvimento do processo eleitoral do país.
Além de esclarecer o vocabulário adotado pelos operadores da Justiça Eleitoral, o serviço tem como objetivo conscientizar futuras eleitoras e eleitores sobre o valor do voto para o fortalecimento da democracia.
(TSE)