EducaçãoNotíciasSalvador

Semana Nacional do Livro na Biblioteca Jorge Portugal

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que inclui o Dia Nacional do Livro – 29 de outubro -, marca a retomada das atividades presenciais da Biblioteca Professor Jorge Portugal, da Câmara Municipal de Salvador, e o anúncio da construção do acervo digital da Câmara para possibilitar o acesso ao texto integral das publicações do Senado Federal, à produção intelectual dos servidores da Casa e a outros documentos de interesse do Poder Legislativo.

A biblioteca está localizada no Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, da Câmara Municipal de Salvador, na Praça Thomé de Souza, e funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, e, às sextas-feiras, das 9h às 14h. A visitação segue as regras de segurança contra a Covid-19. Mais informações pelo e-mail: biblioteca@cms.ba.gov.br

Como reforça a gestora do Centro de Cultura da Câmara, vereadora Maria Marighella (PT), a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto Federal nº 84.631/1980 e tem como objetivo incentivar a leitura e a construção do conhecimento através da difusão do livro, da informação e do acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

“O momento atual no mundo é da pós-verdade, com maciço compartilhamento das chamadas fake news e adulteração intencional de mensagens. Um problema que traz à tona a compreensão do lugar e da missão das bibliotecas. Elas precisam, agora mais do que nunca, realizar seu papel histórico que é o de propiciar acesso ao livro, ao conhecimento e à liberdade que isso acarreta e, consequentemente, combater a desinformação”, diz a bibliotecária Normaci Correia.

“A Biblioteca Professor Jorge Portugal disponibiliza informação de fontes confiáveis e busca aprimorar a informação de natureza legislativa, necessária ao órgão a que está vinculada”, completa a bibliotecária.

Dia do Servidor

Em meio à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, é celebrado o Dia do Servidor Público – 28 de outubro. Neste cruzamento sobre o serviço público, a Biblioteca Professor Jorge Portugal da Câmara Municipal de Salvador lembra de cinco grandes escritores que também foram servidores públicos.

Adonias Filho, notável romancista baiano, atuou na direção geral da Biblioteca Nacional. Editou obras esgotadas e de interesse cultural, especialmente aquelas sem apelo comercial.

José de Alencar trabalhou como conselheiro na Secretaria de Negócios da Justiça e foi consultor de negócios do Governo Imperial. Em 1868, tornou-se ministro da Justiça.

Lima Barreto tornou-se funcionário público por concurso, na Diretoria do Expediente da Secretaria de Guerra, onde permaneceu até a aposentadoria.

Machado de Assis atuou como servidor por 40 anos, iniciando como tipógrafo da Imprensa Nacional e chegando a ser diretor do Ministério da Aviação.

Milton Santos foi professor na Universidade Federal da Bahia, considerado um dos mais renomados intelectuais do Brasil no século 20.

Câmara Municipal de Salvador

(Foto: Internet)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *