NotíciasPolíticaSalvador

Exposição “Entre corpos e sentimentos” no Centro de Cultura

De 4 a 20 de outubro, o foyer do Centro de Cultura Vereador Manuel Querino da Câmara Municipal de Salvador recebe a exposição “Entre corpos e sentimentos”, do artista plástico Adriano Albuquerque, com curadoria de Nanci Novais.

A mostra reúne esculturas realizadas em resina de poliéster com fibra de vidro e outras em procedimentos cerâmicos, demonstrando o processo de evolução de uma poética e buscando a valorização do sentimento expresso pelo corpo. A mostra fica aberta ao público de segunda a quarta-feira, das 13h às 16h, com entrada gratuita.

Baiano nascido na cidade de Ipiaú, Adriano iniciou seu envolvimento com desenhos e pinturas ainda na infância, através de retratos realizados para familiares e amigos. Graduou-se pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, onde iniciou seu contato com a arte tridimensional, no ano de 2017.

Em 2019, ingressou em mestrado na mesma instituição, como aluno especial, buscando aprimorar os processos poéticos e técnicas escultóricas. O artista trabalha em diversas linguagens, mas é na figura humana que vem desenvolvendo seu estilo e poética, canalizada a partir da sua relação com a cidade de Salvador.

Obras

As obras evidenciam o corpo como objeto atravessador do espaço sensível e de transposição dos estados de emoção, responsáveis por refletir na figura humana valores que transcendem a simples morfologia. O propósito é evocar emoções, percepções e interpretações através das diminutas características, gestos e expressividades corporais e faciais nas esculturas.

“Ao observar minha trajetória como artista, percebo que, ao estabelecer e solidificar a figura que imaginei, revisito e ressignifico as emoções e memórias originárias da obra. Interpretar a forma humana em suas expressões me faz olhar para o interior, portanto, percorrer águas muito mais profundas e imaginar além da superfície. É minha busca por tudo aquilo que está implícito, com objetivo de reavaliar as marcas do que foi vivido e, para transpor a forma, mapear as imagens mentais que me habitam”, descreve Adriano.

Câmara Municipal de Salvador

(Foto: Visão Cidade)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *