Frente Parlamentar Maria Lúcia é promulgada na Câmara
A Câmara Municipal promulgou, em sessão na terça-feira (31), a Frente Parlamentar Maria Lúcia Pereira em Defesa dos Direitos da População e dos Catadores em Situação de Rua, que tem o objetivo de analisar, propor, fiscalizar e viabilizar iniciativas que promovam meios de defesa efetivas dos direitos da população em situação de rua da capital baiana.
Por iniciativa do vereador Sílvio Humberto (PSB), a Frente Maria Lúcia leva o nome da maior líder do Movimento de População de Rua da Bahia (MNPR-BA), com destaque nacional pelo trabalho voltado para os vulneráveis. “Maria Lúcia faleceu aos 51 anos deixando o legado não só de solidariedade, mas de luta pelos direitos das pessoas que passam a viver nas ruas, em especial a população negra”, afirmou.
Segundo Sílvio Humberto, presidente da Frente Maria Lúcia, a iniciativa também apoiará ações integradas entre os órgãos municipais, estaduais e federais, no desenvolvimento e implementação de políticas de apoio e defesa dos direitos da População em Situação de Rua e dos Catadores (as) de Rua. “A proposição será lançada o quanto antes na Casa Legislativa”, frisou.
Perfil
Maria Lúcia nasceu em 14 de janeiro de 1967, em Itapetinga, interior da Bahia. Chegou às ruas ainda adolescente, aos 16 anos. A dificuldade enfrentada foi transformada em força para o ativismo. Logo, a luta pelos que não têm um lar tornou-se prioridade. Seus esforços ao longo da trajetória resultaram na criação do movimento em defesa dessa população na Bahia.
Durante sua trajetória, Maria Lúcia foi fundadora do Movimento de População de Rua da Bahia; coordenadora nacional do Movimento Nacional da População de Rua; articuladora de ações efetivas para a População em Situação de Rua e conselheira Nacional de Saúde. Também foi agente social do Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População de Rua; monitora das violações de Direitos Humanos das Pessoas em Situação de Rua; auxiliar administrativa no Projeto Levanta-te e Anda; palestrante de Uso Abusivo de Substâncias Psicossocial; e palestrante nacional da Política da População em Situação de Rua. Ela faleceu em 25 de março de 2018.
Câmara Municipal de Salvador