Vera Cruz: Moção de repúdio do “SEM”
APLB SINDICATO, NÚCLEO SINDICAL DE VERA CRUZ/BA.
Moção de Repúdio DOS “Sem” contra a Gestão Municipal da Educação de Vera Cruz – Bahia, ao tratamento que vem ao longo do primeiro mandato e agora no segundo mandato de 2021 à 2024, frente ao total descaso da organização da educação vera-cruzense, no primeiro quadrimestre do exercício de 2021. Desde a gestão anterior e da atual que o gestor não respeita a educação, seus trabalhadores e a sua legislação.
No nono dia do mês de abril de 2021 a APLB Sindicato vem trazer essa moção de repudio a público e a sociedade de Vera Cruz, frente ao fragoso desrespeito em toda a gestão anterior e a atual do prefeito em exercício, por não cumprimento as leis da educação, Lei nº 854 e nº 855/2011; por não fazer a transição da pasta da educação de 2020 para 2021 e por deixar a educação de Vera Cruz da seguinte forma:
Sem calendário instituído por Decreto durante o primeiro trimestre da educação;
Sem jornada pedagógica para acolhimento e organização;
Sem portaria de início as ações para o exercício letivo no primeiro trimestre de 2021;
Sem protocolo sanitário para nossa educação;
Sem secretário na pasta da educação desde a transição até esse quadrimestre.
Sem atender e a responder os ofício enviados a Direção da APLB Sindicato;
Sem cumpri a Lei das carreiras dos trabalhadores (as) da Educação, Lei 854 e 855 de 2011;
Sem demonstrar nenhum respeito a Educação e aos seus trabalhadores;
Sem condições de trabalho frente a pandemia e a situação e as unidades de ensino;
Sem valorização salarial dentro das normativas da lei para todos os trabalhadores da educação Municipal;
Sem auxílio alimentação, pois foi retirado em um momento tão difícil na pandemia;
Sem respeito a vida dos servidores da educação, convocando indiretamente os servidores para ir as unidades sabendo do perigo do contágio e sabendo que as unidades escolares não tem protocolo sanitário;
Sem organização letiva para exercício de 2021, com um plano sistêmico frente a gravidade da pandemia;
Sem nenhuma sensibilidade para com os estudantes do nosso município frene a distribuição das cestas básicas;
Sem formação para os professores e alunos frente as demandas do uso das tecnologias digitais;
Sem subsidiar os custos referente as despesas de energia, internet e outras para os trabalhadores de educação;
Sem respostas a população frente a total falta de organização administrativa planejada para o início da gestão letiva.
Por essas razões e outras não citadas acima, mas tão graves quanto essas, fazemos essa moção dos “SEM” (o atual gestor municipal deixou a educação à revelia nos seus primeiros meses de gestão letiva). Reiteramos a nossa posição em vários documentos encaminhados ao governo “sem” respostas e inclusive encaminhamos um indicativo de protocolo sanitário para ser socializado com toda a rede. Fizemos a nossa Jornada Sindical para discutir os problemas da pandemia e da atividade remota e o município nada fez para ajudar a equipe pedagógica. Não teve formação para os professores, apenas distribuiu um aparelho um ano passado, um tablet que não atende as necessidades dos trabalhos a serem realizados por nossos profissionais docentes. A APLB Sindicato faz esse Movimento dos “SEM”, em Defesa da Educação Municipal de Vera Cruz, em vista das necessidades e prioridades para oexercício letivo municipal. Desse modo, os Trabalhadores (as) da Educação junto com a APLB Sindicato Vera Cruz, enquanto entidade representativa dessa categoria, vêm a público manifestar seu repúdio às ações do Governo Municipal e da Secretária de Educação por desprestigiar a nossa educação, os nossos alunos e os seus trabalhadores (as) e toda comunidade escolar.
APLB Núcleo Vera Cruz