Deputado Jurailton Santos repudia pesca com o uso de bombas
Ação foi realizada por pescadores na Ribeira em Salvador, e cobra mais fiscalização em todo o Estado.
Na manhã desta sexta-feira (23), um pescador foi flagrado fazendo o uso de “bombas” para capturar peixes na praia da Ribeira, no município de Salvador. Tomando conhecimento desta prática que é caracterizada como crime ambiental, o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos), repudiou a ação, e cobrou dos órgãos competentes mais brevidade em relação às fiscalizações em toda a Bahia.
Tendo como base a proteção ambiental e a preocupação com os efeitos negativos que a pesca com explosivos pode causar, o parlamentar destacou a importância da criação de Companhias Independentes de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPAs) em toda a Bahia. “Precisamos que o Governo do Estado acompanhe de perto esse tipo de crime, que mesmo com o passar dos anos tem se tornado uma prática recorrente no litoral baiano”, disse o parlamentar.
Vitória para o município de Vera Cruz
Com a proposta de combater esse ato ilegal, o parlamentar protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia, a Indicação n° 24.670/2020, que solicitou ao governador Rui Costa e ao secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, a implantação de uma Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), no município de Vera Cruz. A Indicação protocolada pelo parlamentar, foi aprovada na ALBA pela maioria da Mesa Diretora, e aguarda ser implementada pelo governador do Estado.
“A implantação de uma CIPPA em Vera Cruz representa o avanço no combate aos crimes ambientais, e terá um papel importantíssimo, visto que mais que uma política pública de punição aos criminosos, incorpora uma perspectiva de prevenção à prática, visando coibir esses casos”, declara o republicano.
Ascom